PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO SERTÃO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3164Keywords:
Recursos Hídricos, Gestão Participativa, Percepção Ambiental.Abstract
A gestão participativa é um dos aspectos inovadores da Política Nacional dos Recursos Hídricos. O presente artigo objetivou principalmente investigar a percepção ambiental dos atores sociais em três comunidades inseridas na sub-bacia do Alto Piranhas, sertão paraibano, no que se refere ao gerenciamento hídrico. Pesquisou-se as concepções dos agentes sociais no tocante à gestão participativa, como os mesmos estão organizados para implantação da Política Estadual dos Recursos Hídricos e as ações que os órgãos gestores estão desenvolvendo junto a essas comunidades. Buscou-se também refletir sobre a importância do estudo da percepção ambiental, aliada às ações de educação ambiental dentro do processo de implementação dessa gestão participativa. Utilizou-se dos pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa qualitativa, bem como elementos da pesquisa fenomenológica. As técnicas de coletas de dados compreenderam: entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Os atores sociais mostraram um total desconhecimento em relação ao termo gestão participativa dos recursos hídricos. A existência de Associações de Usuários de Água foi identificada em apenas uma, das três comunidades estudadas. Junto às mesmas, não há o desenvolvimento de ações de educação ambiental voltadas para gestão hídrica. Compreende-se que, a partir do entendimento que a mudança de pensamento e comportamento só ocorrerá através de um processo contínuo de educação é que poderemos pensar em uma gestão participativa dos recursos hídricos paraibanos.Downloads
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Published
2012-12-05
How to Cite
Freitas, M. I. A. de, & Abílio, F. J. P. (2012). PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO SERTÃO PARAIBANO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3164
Issue
Section
Artigos