A utilização do forno solar como instrumento de investigação na educação ambiental

Autores

  • Raissa C. Gallego UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.
  • Elio H. Jacob UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.
  • Kassiana Miguel UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.
  • Mariana Bolake UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.
  • Anelize Q. do Amaral UTFPR, Campus de Dois Vizinhos.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4444

Palavras-chave:

Forno Solar, Educação Ambiental, Ensino por Investigação.

Resumo

O trabalho teve como objetivo apresentar a metodologia investigativa utilizada por bolsistas do PIBID com subprojeto intitulado Ensino de ciências e biologia por investigação: uma relação entre teoria e prática, para desenvolver o experimento do forno solar, o qual se apresenta como relevante para investigar diversos temas da Educação Ambiental, tais como aquecimento global, tecnologias sociais, utilização de energias renováveis, efeito estufa, bem como conteúdos científicos como radiação solar, óptica, transformação de energia, ciclo da água entre outros. O estudo foi realizado com alunos do 6º ano de uma escola da rede pública de ensino em Cascavel-Pr. A metodologia utilizada segue os passos do Ensino por Investigação proposto por Clement e Terrazan (2012) em forma de experimento. Os resultados obtidos foram relevantes uma vez que indentificou-se a participação e formação da autonomia dos alunos, isso fica evidenciado pela sistematização do conhecimento e pelos problemas levantados pelos aprendentes durante o desenvolvimento do experimento.

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Biografia do Autor

Raissa C. Gallego, UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e bolsista PIBID – UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.

Elio H. Jacob, UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.

Acadêmico do Curso de Ciencias Biológicas Licenciatura – UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR .

Kassiana Miguel, UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista PIBID – UNIOESTE, Campus de Cacavel-PR .

Mariana Bolake, UNIOESTE, Campus de Cascavel- PR.

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista PIBID – UNIOESTE, Campus de Cacavel-PR

Anelize Q. do Amaral, UTFPR, Campus de Dois Vizinhos.

Professora Pesquisadora do Curso de Ciências Biológicas – UTFPR, Campus de Dois Vizinhos,

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Publicado

2014-05-24

Como Citar

Gallego, R. C., Jacob, E. H., Miguel, K., Bolake, M., & Amaral, A. Q. do. (2014). A utilização do forno solar como instrumento de investigação na educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 189–200. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4444

Edição

Seção

Artigos