OBSERVANDO OS “ESTUDOS DO MEIO” PELA LENTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Cae Rodrigues Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4390

Palavras-chave:

estudos do meio, educação ambiental crítica, relação ser humano-meio ambiente.

Resumo

As práticas mais comuns de educação ambiental ainda estão muito presas ao ensino sobre a natureza (distante e descontextualizado), para a natureza (preservacionista/ conservacionista) e, especialmente nas últimas décadas, na natureza. Nesse último caso, os “estudos do meio” aparecem como propostas educacionais em contato direto com o “meio natural”, objetivando, por meio de atividades de sensibilização, a criação de laços supostamente perdidos pelo crescente distanciamento entre o ser humano e a natureza. Apesar da reconhecida importância desses laços, uma abordagem que se prenda apenas a esses valores não só é demasiada simplista como pode na verdade reforçar a visão fragmentária entre ser humano e natureza, notoriamente uma das principais causas da crise ambiental contemporânea. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é analisar, partindo das abordagens críticas de educação ambiental, até que ponto os estudos do meio cumprem os objetivos propostos e até que ponto esses objetivos vão ao encontro do ideal de construção de uma educação para a sustentabilidade. Além de revisão bibliográfica sobre a temática “estudos do meio”, o artigo propõe uma re-leitura de dados coletados durante a realização de um estudo do meio que teve como referências uma literatura que defende o desenvolvimento de práticas na natureza para a promoção da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Cae Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Educação, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - CEP 13565-905 - São Carlos - SP - Brasil -

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Publicado

2014-05-05

Como Citar

Rodrigues, C. (2014). OBSERVANDO OS “ESTUDOS DO MEIO” PELA LENTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4390