EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCIPLINA VERSUS TEMA TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3891Palavras-chave:
Educação Ambiental, Currículo, Transversalidade.Resumo
Apesar da Política Nacional de Educação Ambiental, instituída em 1999 pela Lei n.º 9.795, estabelecer que a educação ambiental deva ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente e de forma transversal e interdisciplinar, o debate sobre a criação de uma disciplina específica é recorrente no meio acadêmico, nas secretarias de educação e nos parlamentos legislativos, o que já levou diversas escolas a adotarem essa medida. Se há consenso sobre a necessidade da problematização das questões ambientais em todos os níveis de ensino, de outro lado, pairam dúvidas quanto à valorização e eficácia da temática ambiental como uma ação educativa de forma transversal e interdisciplinar, especialmente pela falta de gestores e professores qualificados e capacitados para articular esse conjunto de saberes, atitudes e sensibilidades ambientais nas disciplinas existentes. O presente trabalho busca debater os desafios da educação ambiental como tema transversal e as propostas de inclusão de uma disciplina específica, contrapostas aos argumentos que entendem que a educação ambiental só pode ser transformadora e capaz de aliar teoria/prática, se estiver integrada a um projeto pedagógico e não a um conjunto de conteúdos próprios.Downloads
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