DESENVOLVENDO UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ- PARÁ, ATRAVÉS DE UM CARDÁPIO AMBIENTAL

Autores

  • André Amaral Batista Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.
  • Joel de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3498

Palavras-chave:

educação ambiental, cardápio ambiental, diagnóstico participativo.

Resumo

A pesquisa realizou um diagnóstico participativo acerca dos problemas socioambientais na comunidade da Tapagem – localizada no município de Oriximiná. Discutiu-se, após a elaboração de um Cardápio ambiental, alguns dos problemas apontados pelos comunitários, tendo como base a experiência prática. Foram entrevistadas 30 famílias – o que representa cerca de 60% de amostra – via um roteiro semi-estruturado. Fez-se um diagnostico local dos problemas socioambientais. Com relação à água, o poço construído pela prefeitura não deu certo. A água consumida para todos os fins é a do Rio Trombetas, não havendo nenhum sistema de abastecimento ou tratamento. Dizem que a água dá diarréia e também coceira, o que acham que é devido ao alagamento e à presença do capim. A interação com o ambiente foi apontada como não ser um problema. Cultivam mandioca e banana que, em alguns momentos se esgota, e nem tudo que se planta dá. Reclamam a presença de um Engenheiro Agrônomo. A escassez dos recursos é um problema grande, porém, não o relacionam ao manejo do ambiente e a forma com que praticam seu extrativismo. Quanto à posse da propriedade, suas terras ainda não foram tituladas. A construção do cardápio torna-se importante para a autogestão, podendo ser ainda utilizado nos ensinos formal, informal, não formal, bem como na conscientização da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Amaral Batista, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.

Doutor em Educação, Docente do Curso de Pós-Graduação em Ciência Ambiental - PGCA, Universidade Federal Fluminense; Niterói.

Joel de Araujo

Biólogo e Mestre em Ciência Ambiental.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Batista, A. A., & Araujo, J. de. (2013). DESENVOLVENDO UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ- PARÁ, ATRAVÉS DE UM CARDÁPIO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3498