DESENVOLVENDO UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ- PARÁ, ATRAVÉS DE UM CARDÁPIO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3498Palavras-chave:
educação ambiental, cardápio ambiental, diagnóstico participativo.Resumo
A pesquisa realizou um diagnóstico participativo acerca dos problemas socioambientais na comunidade da Tapagem – localizada no município de Oriximiná. Discutiu-se, após a elaboração de um Cardápio ambiental, alguns dos problemas apontados pelos comunitários, tendo como base a experiência prática. Foram entrevistadas 30 famílias – o que representa cerca de 60% de amostra – via um roteiro semi-estruturado. Fez-se um diagnostico local dos problemas socioambientais. Com relação à água, o poço construído pela prefeitura não deu certo. A água consumida para todos os fins é a do Rio Trombetas, não havendo nenhum sistema de abastecimento ou tratamento. Dizem que a água dá diarréia e também coceira, o que acham que é devido ao alagamento e à presença do capim. A interação com o ambiente foi apontada como não ser um problema. Cultivam mandioca e banana que, em alguns momentos se esgota, e nem tudo que se planta dá. Reclamam a presença de um Engenheiro Agrônomo. A escassez dos recursos é um problema grande, porém, não o relacionam ao manejo do ambiente e a forma com que praticam seu extrativismo. Quanto à posse da propriedade, suas terras ainda não foram tituladas. A construção do cardápio torna-se importante para a autogestão, podendo ser ainda utilizado nos ensinos formal, informal, não formal, bem como na conscientização da população.Downloads
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Publicado
2013-04-17
Como Citar
Batista, A. A., & Araujo, J. de. (2013). DESENVOLVENDO UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ- PARÁ, ATRAVÉS DE UM CARDÁPIO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3498
Edição
Seção
Artigos