PERCEPÇÃO DE AGRICULTORES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS NA MANUTENÇÃO DA MATA CILIAR

Autores

  • Marcelo Aparecido Marques Universidade Paranaense, Campus Cianorte, Cianorte, Paraná.
  • Henrique Ortêncio Filho Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê, Paraná.
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3350

Palavras-chave:

mata ciliar, morcegos, percepção ambiental.

Resumo

Os quirópteros representam a segunda mais rica diversidade de espécies da classe Mammalia e, por apresentarem hábitos noturnos, são vistos com medo e rejeição pela população. Estas espécies possuem dieta diversificada, por isso, auxiliam na regulação dos ecossistemas tropicais, atuando como predadores de insetos, polinizadores e dispersores de sementes, situações que os tornam de grande importância à manutenção das florestas, em especial, das matas ciliares. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos agricultores do município de Japurá, Paraná, acerca da importância dos morcegos na manutenção das matas ciliares. As informações foram coletadas no mês de agosto de 2005, com a realização de entrevista estruturada, direcionada a 250 agricultores. Os dados foram analisados com o uso do teste do Qui quadrado (X2). Quando indagados sobre a importância dos morcegos para as matas ciliares, 64% responderam que são importantes por espalharem as sementes ou por se alimentarem de insetos daninhos, enquanto 6% caracterizaram o grupo como sem importância alguma. Com relação ao sentimento gerado pelos morcegos, a maior parte dos entrevistados (40%) diz não gostar destes animais. Muitas pessoas disseram permanecerem indiferentes (30%), outros ainda, (20%) disseram não apresentar nenhum sentimento de repúdio por esses animais devido à contribuição gerada por eles ao ambiente. De acordo com os resultados, conclui-se que os agricultores reconhecem a importância dos morcegos para as matas ciliares, apesar de ainda não conviverem pacificamente com esses animais, o que sugere a necessidade de realização de atividades educativas enfocando a contribuição do grupo na manutenção do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Aparecido Marques, Universidade Paranaense, Campus Cianorte, Cianorte, Paraná.

Professor da Universidade Paranaense, Campus de Cianorte, Paraná . [GEEMEA – Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental, Universidade Paranaense, Campus Cianorte.

Henrique Ortêncio Filho, Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê, Paraná.

Professor do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê, Paraná.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê, Paraná.

Professor do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê, Paraná.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Marques, M. A., Ortêncio Filho, H., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2013). PERCEPÇÃO DE AGRICULTORES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS NA MANUTENÇÃO DA MATA CILIAR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3350