EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS ESCOLARIZADOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT, CÁCERES - MT
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3346Palavras-chave:
Educação Ambiental, Espaço Escolarizado, Meio ambiente, Pantanal.Resumo
A Educação Ambiental tem sido adotada como fomentadora de ações capazes de colaborar na produção de significações e uma apropriação subjetiva de saberes. Neste sentido, o processo educacional auxilia a formação de novos atores sociais, capazes de novos olhares, voltados a sustentabilidade local, vivenciado pela democracia, solidariedade e participação. O objetivo deste foi evidenciar a forma que a Escola Municipal Santos Dumont, localizada no Município de Cáceres/MT, pantanal, veicula a Educação Ambiental em seus planos de ensino e quais as concepções de meio ambiente dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada na própria escola, localizada no Bairro Santos Dumont em Cáceres-MT com 24 alunos, sendo cinco deles da Extensão Escola Pedreira na Comunidade Pedreira. A Educação Ambiental está prevista nas diretrizes estabelecidas pela escola no PPP, devendo fazer parte das aulas, observando a relação homem e natureza. As concepções de meio ambiente são reveladas pelos alunos em sua maioria como natureza e problema, o que lhes é mais visível. Porém quando perguntados sobre os aspectos positivos e negativos no meio ambiente, estes já revelam a relação do ser humano com o meio ambiente e suas implicações. A Educação Ambiental na escola é fundamental para revelar a percepção dos alunos, suas necessidades, bem como a valorização da diversidade do saber local, buscando inserir a comunidade em suas atividades.Downloads
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Publicado
2013-02-25
Como Citar
Silva, R. V. da, Rauber, S. C., Eickhoff, A. P. do N., Barbosa, I. G., & Guarim Neto, G. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS ESCOLARIZADOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT, CÁCERES - MT. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3346
Edição
Seção
Artigos