EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3345Palavras-chave:
educação ambiental, pedagogia, formação de professores.Resumo
Este trabalho analisa a inserção da educação ambiental no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior particular de Santa Maria, RS. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os participantes são 118 estudantes que, em 2009, frequentaram o curso do 2º ao 7º semestres. A coleta de dados compreendeu a análise do Projeto Pedagógico e a aplicação de um questionário. A análise das informações é fundamentada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). Constatamos que educação ambiental é oferecida como disciplina optativa e temas referentes ao meio ambiente são trabalhados em algumas disciplinas. Os estudantes consideram a temática importante no âmbito da formação de professores e da educação escolar. Têm concepções centradas na conservação dos recursos naturais e na conscientização. Identificamos espaços no contexto do curso para a ampliação de estudos práticos de educação ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-02-25
Como Citar
Boer, N., & Scriot, I. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3345
Edição
Seção
Artigos