EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores

  • Noemi Boer
  • Iassana Scriot Centro Universitário Franciscano.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3345

Palavras-chave:

educação ambiental, pedagogia, formação de professores.

Resumo

Este trabalho analisa a inserção da educação ambiental no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior particular de Santa Maria, RS. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os participantes são 118 estudantes que, em 2009, frequentaram o curso do 2º ao 7º semestres. A coleta de dados compreendeu a análise do Projeto Pedagógico e a aplicação de um questionário. A análise das informações é fundamentada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). Constatamos que educação ambiental é oferecida como disciplina optativa e temas referentes ao meio ambiente são trabalhados em algumas disciplinas. Os estudantes consideram a temática importante no âmbito da formação de professores e da educação escolar. Têm concepções centradas na conservação dos recursos naturais e na conscientização. Identificamos espaços no contexto do curso para a ampliação de estudos práticos de educação ambiental.

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Biografia do Autor

Noemi Boer

Docente e pesquisadora do Centro Universitário Franciscano. Dra. em Educação Científica e Tecnológica, UFSC. Grupo de pesquisa Formação de Professores e Docência

Iassana Scriot, Centro Universitário Franciscano.

Acadêmica do curso de Psicologia. Bolsista do PROBIC – Centro Universitário Franciscano.

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Publicado

2013-02-25

Como Citar

Boer, N., & Scriot, I. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ENSINO E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3345