A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM DUFRENNE E QUINTÁS E A PERCEPÇÃO DE NATUREZA: PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASES FENOMENOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2935Palavras-chave:
percepção ambiental, experiência estética, educação ambiental, ética.Resumo
A experiência estética é uma necessidade humana e quase uma urgência na educação atual, em que se busca a re-sensibilização do ser humano como forma de fundar novos valores na sua relação com o ambiente e com o outro. A percepção ambiental é profundamente marcada pelas vias não-racionais do humano que vê a natureza e o lugar habitado não só com os sentidos e a razão, mas com afetividade, nostalgia e sensibilidade estética, contexto em que nos auxiliam as reflexões de Bachelard. No presente trabalho, buscamos em Quintás e Dufrenne o entendimento da experiência estética, objetivando encontrar fundamentos para a percepção ambiental e elementos que motivem a educação ambiental pela arte.Downloads
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Publicado
2012-10-01
Como Citar
Marin, A. A., & Oliveira, L. C. B. de. (2012). A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM DUFRENNE E QUINTÁS E A PERCEPÇÃO DE NATUREZA: PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASES FENOMENOLÓGICAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2935
Edição
Seção
Artigos