AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Daniele Saheb Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR PUCPR
  • Araci Asinelli da Luz Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR, PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2817

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Representações, Meio Ambiente, Pedagogia de projetos, lixo.

Resumo

Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizante

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Saheb, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR PUCPR

Pedagoga, Especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.Professora da PUCPR e UFPR.

Araci Asinelli da Luz, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR, PUCPR.

Doutora em Educação pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Mestrado e Doutorado). Docente do curso de Especialização Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Saheb, D., & Luz, A. A. da. (2012). AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2817