BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2788Palavras-chave:
Educação ambiental, pensamento complexo, epistemologia.Resumo
Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa.Downloads
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Publicado
2012-09-22
Como Citar
Lima, A. V., Lambertucci, H., & Santana, L. C. (2012). BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2788
Edição
Seção
Artigos