Trilhas possíveis para ver, pesquisar e ensinar cinema no campo da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13492Palavras-chave:
Formação docente, Tendências, PropostasResumo
O escopo do artigo é compreender, por meio de uma revisão bibliográfica, de que maneira o cinema tem sido incorporado e debatido por quem produz ciências, nos inúmeros centros de pesquisa e programas de pós-graduação, no Brasil. Nossa hipótese é de que as hibridizações provocadas pelas intersecções entre distintos campos, permeadas pela linguagem cinematográfica, possibilita a criação de um solo fértil para a proliferação de propostas teórico-metodológicas para o campo da Educação Ambiental. Como resultado, infere-se que tem havido um considerável acúmulo de investigações que apontam para formas distintas de se relacionar a Educação Ambiental com a criação cinematográfica. Entretanto, ainda é mister novas iniciativas de sistematização dessas aproximações a partir de pesquisas no Brasil e na América Latina, sendo necessário um esforço coletivo para o avanço e o aprofundamento desse debate.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Indústria Cultural (tradução Vinicius Marques Pastorelli). São Paulo: Editora Unesp, 2020.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALBUQUERQUE, Edvaldo Siqueira. Digital do oprimido: Tecnologia em vida não linear. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/699. Acesso em: 16 mar. 2022.
ALMEIDA, Cláudio Aguiar. O cinema brasileiro no Estado Novo: O diálogo com a Itália, Alemanha e URSS. Revista de Sociologia e Política. n. 12, p. 121-129, 1999. https://doi.org/10.1590/S0104-44781999000100007
ALMEIDA, Ricardo Normanha Ribeiro. Modo de produzir – Modo de trabalhar: relações de produção e trabalho no cinema da Boca do Lixo. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.
ALVES, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, n. 81, p. 53-60, 1992. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/990. Acesso em: 16 mar. 2021.
ALVES, Beatriz Truffi; VIANA, Claudemir Edson. Interfaces entre Educomunicação e Educação Ambiental nas políticas públicas e em teses e dissertação brasileiras. In: COSTA, R. N.; SANCHEZ, C.; LOUREIRO, R.; SILVA, S. L. P. (Org.). Imaginamundos: Interfaces entre educação ambiental e imagens. 1ª ed. Macaé (RJ): Nupem/UFRJ, v. 1, p. 108-136, 2021. Disponível em: https://nupem.ufrj.br/imaginamundos/ Acesso em: 16 mar. 2022.
AMARAL, Mirian Maia do; SANTOS, Rosemary dos; SANTOS, Edméa Oliveira. O cinema como arte e dispositivo midiático potencializador de atos de currículo multirreferenciais no ensino superior. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 44, p. 1-24, 2019. https://doi.org/10.5902/1984644432935
ANCINE. Plano de diretrizes e metas para o audiovisual: o Brasil de todos os olhares para todas as telas. 1ª edição, julho/2013. Rio de Janeiro: Agência Nacional do Cinema, 2013.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BERTI, Andreza; CARVALHO, Rosa Malena. O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 3, p. 183-199, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000300011
BRASIL. no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 de abril de 1999. Disponível em: http://bit.ly/22otzdH. Acesso em: 16 mar. 2022.
BRAZ, Carolinne dos Santos. Infância e cinema de animação: o poder da mídia na (re)construção das identidades. Dissertação (Mestrado em Educação). 2013. 302 f. do Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13939. Acesso em: 16 mar. 2022.
BRUM, Ceres Karam; JESUS, Suzana Cavalheiro de. Mito, diversidade cultural e educação: notas sobre a invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul e algumas estratégias nativas de superação. Horizonte antropológico, Porto Alegre, v. 21, n. 44, p. 201-227, 2015. https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200009
CAMARGOS, Carla Gomide Santana de. Produção audiovisual independente e televisão: a luta pelo espaço de exibição. 2011. 251 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9722. Acesso em: 16 mar. 2022.
CANDÉO, Manuella. Alfabetização científica e tecnológica (ACT) por meio do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a partir de filmes de cinema. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1435. Acesso em: 16 mar. 2022.
CAVALCANTE, Elisângela Caldas Braga. Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Universidade de Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9143. Acesso em: 16 mar. 2022.
CITELLI, Adilson Odair, SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25
COHN, Greice. O ensino contemporâneo da arte e a hipótese de Bergala: diálogos e convergências. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 1, p. 179-199, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100012
COLLA, Rodrigo Avila. Ecologização e convivialidade: aproximações entre a educação ambiental e o cinema. Dissertação (Mestrado em Educação). 2014. 103 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3789/1/455704.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.
CONDORELLI, Antonino. Dersu Uzala: Hibridação Homem-Natureza. 2011. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em:
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14494/1/AntoninoC_TESE.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.
CORREIA, Carlos Alberto. O Primo Basílio e a relação espaço e tempo no audiovisual. 2015. 240 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132219. Acesso em: 16 mar. 2022.
COSTA, Jonatas Maia da. Educação física escolar e a linguagem audiovisual: uma proposta de ação pedagógica. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6947. Acesso em: 16 mar. 2022.
COSTA, Rafael Nogueira. Contribuições do audiovisual para o campo da educação ambiental: hibridismo e democracia na “Capital do Petróleo”. 2016. Tese (Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14322. Acesso em: 16 mar. 2022.
COSTA, Rafael Nogueira; LOUREIRO, Robson; SANCHEZ, Celso. Da lama ao caos: Uma proposta para a formação de professores na interface entre educação ambiental de base comunitária, cinema e mudança climática. APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 1, p. 161-167, 2020. Disponível em: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/74. Acesso em: 16 mar. 2022.
DEBUS, José Carlos dos Santos. O cinema que pensa a pedagogia: autonomia e emancipação das práticas pedagógicas nos filmes O contador de histórias e Entre os muros da escola. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, 2011. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3345. Acesso em: 16 mar. 2022.
DIAS, Susana Oliveira. Quando o conhecimento encorpa em tela: imagens de um encontro entre e escola e a universidade. 2002. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2002.
DÍAZ, Julio Monteiro. M.; REBOLLO, María Antonia Paz. Historia audiovisual para una sociedad audiovisual. História Crítica, Bogotá, n. 49, p. 159-183, 2013. Disponível em: <http://bit.ly/1qpaNF1>. Acesso em: 16 mar. 2022.
DUARTE, Rosalia. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DUARTE, Rosalia; ALEGRIA, João. Formação Estética Audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação e Realidade. v. 33, n. 1, p. 59-80, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227051008.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.
FERRAZ, Daniel de Mello. Investigação sobre a leitura através do cinema na universidade: o letramento crítico no ensino de inglês. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08082007-140125/pt-br.php. Acesso em: 16 mar. 2022.
FERREIRA, Maria Verônica Ferrareze. et al. Lights, camera and acion in the implementation of central venous catheter dressing. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 23, n. 6, p. 1181-1186, 2015. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0711.2664
FERREIRA, Thais Arruda. Reflexões sobre o cinema ambiental: uma abordagem multidisciplinar. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia). 2013. 203 f. Faculdade de Tecnologia, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, SP, 2013. Disponível em:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=100217. Acesso em: 16 mar. 2022.
FERRO, Marc. Cinema e história. (Tradução de Flávia Nascimento). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Ação cultural: para liberdade e outros escritos.17ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 25ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FROCHTENGARTEN, Fernando. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho. Psicologia (USP), São Paulo, v. 20, n. 1, p. 125-138, 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000100008
FUENTES, Nathalia Moura Muzy. Territórios, Saberes e Imagens: Um estudo sobre a percepção da população do entorno sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2013. 142 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação do campus Macaé/UFRJ, Macaé, 2013. Disponível em: https://ppgciac.macae.ufrj.br/images/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Nathalia_Moura_Muzy_Fuentes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.
FUENTES, Nathalia Moura Muzy, COSTA, Rafael Nogueira; RUTA, Christine. Cinema e educação ambiental no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: reflexões e práticas interdisciplinares e transversais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 136, p. 893-911, 2016. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016160464
GALACHE, Gilmar. Koxunakoti itukeovo yoko kixovoku, fortalecimento do jeito de ser terena: o audiovisual com autonomia. 2017. 123 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31085. Acesso em: 16 mar. 2022.
GAMO, Alessandro. Aves sem rumo: a transitoriedade no cinema de Ozualdo Candeias. 2000. 100 f. Dissertação (Mestrado em Multimeios), Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
GODOY, Adriana Cristina. As imagens na sala de aula: a produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia local. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19022014-173117/publico/AdrianaCGodoy.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.
GOLDFARB, Brian. Visual Pedagogy: Media Cultures in and beyond the Classroom. Durham, NC: Duke University Press, 2002.
GOMES, Francisco Wellington Borges. Trajetórias de apropriação de vídeos e filmes por um grupo de professores de língua inglesa. 2010. 195 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8EBN6C/1/tese.trajet_rias_de_apropria_ao_de_v_deos_e_filmes_por_professores.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022.
GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho; BRUZZO, Cristina. Apontamentos sobre o cinema ambiental: a invenção de um gênero e a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, 2013. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v27i0.3249
GUIMARÃES, Sergio; FREIRE, Paulo. Educar com a mídia: novos diálogos sobre a educação. 1a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. (Tradução de Marcos Santarrita). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KITAMURA, Elisabet. Kimie. Cinema, meio ambiente e educação: os conflitos socioambientais na representação fílmica de Adrian Cowell. 2011. 274 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/101580. Acesso em: 16 mar. 2022.
KNOPP, Glauco da Costa. Cultura e desenvolvimento local: um estudo do programa bairro-escola na cidade de Nova Iguaçu. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/handle/10438/3304. Acesso em: 16 mar. 2022.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente e Sociedade. São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, Mar. 2014. Disponível em: http://bit.ly/2bF57Fu. Acesso em: 16 mar. 2022.
LINS, Consuelo. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro. Galáxia (São Paulo), São Paulo, n. 31, p. 41-53, 2016. https://doi.org/10.1590/1982-25542016123816
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel (org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LUVIELMO, Marisa de Mello. Educação ambiental, cinema e biopoder: uma discussão possível. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental). Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, 2011. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/2232. Acesso em: 16 mar. 2022.
MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. Tradução Assef Kfouri. São Paulo: Editora SENAC - UNESP, 2003.
MARCELLO, Fabiana de Amorim; RIPOLL, Daniela. A educação ambiental pelas lentes do cinema documentário. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 4, p. 1045-1062, 2016. https://doi.org/10.1590/1516-731320160040013
MARIA, Flávia Regina. O cinema como instrumento de sensibilização ambiental para conservação da água 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais). 2011. 88 f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9522?show=full. Acesso em: 16 mar. 2022.
MARQUES, Ana Carolina dos Santos. White Noise e Cosmopolis: análise do processo de desumanização em ficções pós-modernas. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_1eea5159b8dca9833d5bc345c95830a8. Acesso em: 16 mar. 2022.
MARTINS, Humberto. Sobre o lugar e os usos das imagens na antropologia: notas críticas em tempos de audiovisualização do mundo. Etnográfica, Lisboa, v. 17, n. 2, p. 395-419, 2013. Disponível em: <http://bit.ly/1V6SMba>. Acesso em: 16 mar. 2019.
MELO, Vanusa Maria de. Aproveitando brechas: experiência com cinema em escolas prisionais do Rio de Janeiro. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24107/24107.PDF. Acesso em: 16 mar. 2019.
MICHEL, Rodrigo Cavalcante; AVELLAR, Ana Paula de Macedo. Indústria cinematográfica brasileira de 1995 a 2012: estrutura de mercado e políticas públicas. Nova economia, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 491-514, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2065. Acesso em: 16 mar. 2019.
NASCIMENTO, Cecília Maria Pinto do. Escola e produção de conhecimento sobre o lugar: a possibilidade de espaços de representação emancipatórios. 2014. 381 f. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
NETTO, Domingos Luiz Barrgmann. Produção audiovisual na Universidade de São Paulo. 2000. 205 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2000. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27149/tde-14042014-160615/publico/bargmann.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
NOGUEIRA, Amanda Mansur Custódio. A Brodagem no cinema em Pernambuco. 2014. 235 f. Tese (Doutorado em Comunicação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13147. Acesso em: 16 mar. 2022.
NOVAES, Sylvia Caiuby. Image Knowledge: An Introduction. Visual Anthropology (Journal), v. 23, p. 261-262, 2010. https://doi.org/10.1080/08949468.2010.484986
OLIVEIRA, Eugenio Magno Martins de. Fernando Birri e Paulo Freire: educação e cinema em diálogo como práticas da liberdade. 2017. 362 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA6LYC. Acesso em: 16 mar. 2022.
OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de; VASCONCELLOS, Vanessa Alves da Silveira de. Imaginário, mídias e formação: o que pode o professor no espaço universitário?. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 1, p. 39-60, 2019. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52561
PACHECO, Raquel. Reflexões sobre o campo do cinema e educação. Revista Teias, v. 17, n. 44, p. 85-100, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24581. Acesso em: 16 mar. 2022.
PEIXOTO, Clarice Ehlers. Antropologia e filme etnográfico: um travelling no cenário literário da antropologia visual. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 48, p. 91-116, 1999.
PERINELLI NETO, Humberto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro. Cinema, prática de ensino de história e geografia e formação docente: produção de curtas-metragens. Experiências e estudos de caso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 4, p. 279-304, 2015. https://doi.org/10.1590/0102-4698136609
PITANGA, Luisa Helena de Godoy Springer. Ambientalização, audiovisual e desenvolvimento: percursos etnobiográficos. 2015. 173f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
QUIROGA, Perla Carrilo. La investigación basada en la práctica de las artes y los médio audiovisuales. RMIE, México, v. 20, n. 64, p. 219-240, 2015. Disponível em: http://bit.ly/34pF8Z3. Acesso em: 16 mar. 2022.
REIGOTA, Marcos. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6130/4491. Acesso em: 16 mar. 2022.
RICHARDS; Rashna Wadia; JOHNSON, David. For the love of cinema: Teaching Our Passion In and Outside the Classroom. Indiana University Press, USA, 2017.
ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte & indústria. São Paulo, SP: Perspectiva, 2009.
SANTOS, Priscilla Carmona dos. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26042010-092942/pt-br.php. Acesso em: 16 mar. 2022.
SCHWARCZ, Lilia Mortiz. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia e Antropologia. v. 4, n. 2, p. 391-431, 2014. https://doi.org/10.1590/2238-38752014V425
SILVA, Maria Lúcia Gomes da. O uso da imagem na prática pedagógica das educadoras de jovens e adultos na rede de ensino do município de João Pessoa-PB. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4937. Acesso em: 16 mar. 2022.
SORRENTINO, Marcos. et al. Environmental education as public policy. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200010
SOUZA, Daniele Cristina de; SALVI, Rosana Figueiredo. A pesquisa em Educação Ambiental: um panorama sobre sua construção. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 14, n. 3, p. 111-129, 2012. Disponível em: http://bit.ly/33oMt9W. Acesso em: 16 mar. 2022.
SOUZA, Iara Maria de Almeida. A Noção de Ontologias Múltiplas e suas Consequências Políticas. Ilha. v. 17, n. 2, p. 49-73, 2015. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2015v17n2p49
STEFANI, Viviane Cristina Garcia de. O cinema na aula de língua estrangeira: uma proposta didático-pedagógica para o ensino-aprendizagem de espanhol. 2010. 238 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5693?show=full. Acesso em: 16 mar. 2022.
TOMAZI, Gustavo Machado. Audiovisual para educação: oficinas de cinema de animação temáticas educativas. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, SP, 2015.
TOULET, Emmanuelle. O Cinema: a invenção do século. São Paulo: Objetiva, 1998.
VIEIRA, Fernando Zan. A utilização didática do cinema para a aprendizagem da educação ambiental. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Setor de Ciências Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009.
ZACHARIAS, Mariana Rocha. Espaços e processos educativos do Ginásio Paranaense: os ambientes especializados e seus artefatos (1904-1949). 2013. 187 f. Curitiba, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/31217. Acesso em: 16 mar. 2022.
ZOETTL, Peter Anton. Aprender cinema, aprender antropologia. Etnográfica, Lisboa, v. 15, n. 1, p. 185-198, 2011. Disponível em: <http://bit.ly/1YwVeXs>. Acesso em: 28 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.