Trilhas possíveis para ver, pesquisar e ensinar cinema no campo da Educação Ambiental

Autores

  • Rafael Nogueira Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Robson Loureiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13492

Palavras-chave:

Formação docente, Tendências, Propostas

Resumo

O escopo do artigo é compreender, por meio de uma revisão bibliográfica, de que maneira o cinema tem sido incorporado e debatido por quem produz ciências, nos inúmeros centros de pesquisa e programas de pós-graduação, no Brasil. Nossa hipótese é de que as hibridizações provocadas pelas intersecções entre distintos campos, permeadas pela linguagem cinematográfica, possibilita a criação de um solo fértil para a proliferação de propostas teórico-metodológicas para o campo da Educação Ambiental. Como resultado, infere-se que tem havido um considerável acúmulo de investigações que apontam para formas distintas de se relacionar a Educação Ambiental com a criação cinematográfica. Entretanto, ainda é mister novas iniciativas de sistematização dessas aproximações a partir de pesquisas no Brasil e na América Latina, sendo necessário um esforço coletivo para o avanço e o aprofundamento desse debate.

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Biografia do Autor

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2005), Mestrado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense/2010) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2020). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ). Orienta pesquisas nos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCiAC) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé (RJ). Pesquisador vinculado aos seguintes grupos: i) Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur (GEASur/Unirio), ii) Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT) e iii) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação e Linguagens (Nepefil/Ufes). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: i) cinema, educação e ambiente; ii) educação ambiental; iii) imaginário e formas de viver e iv) sustentabilidade.

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado em Filosofia - School of Philosophy da University College Dublin (Irlanda), sob a supervisão do professor Brian OConnor (2013-2014) - bolsa Capes. Estágio de Capacitação em Filosofia (Teoria Crítica) sob supervisão do professor Dr. Christoph Türcke (Hochscule für Grafik und Buchkunst - HGB, Leipzig, Alemanha - 2018/2). Doutor em Educação (História e Política) pelo PPGE / UFSC - Brasil (Bolsa Capes). Doutorado Sandwiche (2003-2004) na School of Education e do Department of German da University of Nottingham (Inglaterra, Reino Unido - Bolsa Capes). Mestre em Filosofia da Educação (PPGE / Unimep / SP - Bolsa Capes); Graduado em Filosofia (CCHN / Ufes). Professor em tempo integral (DE) no Centro de Educação (Departamento de Educação, Política e Sociedade - Deos/ Ufes). Integra o corpo docente da Linha de Pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / CE / Ufes) e da Linha de Pesquisa Literatura: Alteridade e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes). Áreas de interesse: Humanidades - literatura, cinema, música, teatro, artes plásticas articuladas à Filosofia (ética, estética, filosofia da ciência), Tecnologia, Psicanálise e Educação em diálogo com a Teoria Crítica da Sociedade. Livros organizados: "A Teoria Crítica volta ao cinema" (Edufes, 2018), "A teoria crítica vai ao cinema" (Edufes, 2010). Co-autor de: "Indústria cultural e educação nos tempos pós-modernos (Papirus, 2003)". Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens do Centro de Educação da Ufes (Nepefil / CE / Ufes).

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Costa, R. N., & Loureiro, R. (2022). Trilhas possíveis para ver, pesquisar e ensinar cinema no campo da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 77–105. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13492