Práticas de educação ambiental na perspectiva da transdisciplinaridade:

percepção de servidores das secretarias de educação e de meio ambiente e sustentabilidade do município do Recife/PE

Autores

  • Janaina Macêdo Universidade de Pernambuco
  • Fátima Gomes Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13434

Palavras-chave:

Educação ambiental, complexidade, transdisciplinaridade, percepção ambiental

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo conhecer ações de educação ambiental. O recorte aqui apresentado refere-se especificamente aos dados relativos ao município de Recife/PE. O quadro teórico de referência está assente nas ideias de Morin (2011; 2020), Nicolescu (2018), Bellen e Petrassi (2016), entre outros. Com relação aos procedimentos metodológicos, fez-se opção pela abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado enviado pelo Google Forms para servidores das secretarias de meio ambiente e de educação do município de Recife. Para a análise dos dados, fez-se opção pela técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados permitiram concluir que as práticas de educação ambiental no município do Recife, em uma perspectiva transdisciplinar, ainda precisam ser mais bem estruturadas nas ações propostas pelo município.

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Biografia do Autor

Janaina Macêdo, Universidade de Pernambuco

Pedagoga, Advogada, Professora, Analista de Desenvolvimento ambiental, Especialista em Direito Educacional, mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco.

Fátima Gomes, Universidade de Pernambuco

Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco/Doutora em Ciencias da Educação pela Universidade do Porto-Porto.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Almeida de Macêdo, J., & Gomes da Silva, M. de F. . (2022). Práticas de educação ambiental na perspectiva da transdisciplinaridade:: percepção de servidores das secretarias de educação e de meio ambiente e sustentabilidade do município do Recife/PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 126–145. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13434