A educação ambiental no Brasil:
análise cienciométrica da produção acadêmica de práticas educativas com alunos
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12999Palavras-chave:
Meio Ambiente; Ensino Fundamental; Cienciometria.Resumo
O estudo, por meio de uma pesquisa cienciométrica, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo caracterizar e analisar as produções acadêmicas strictu sensu de práticas pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvidas junto a Educação Básica, com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, elegeu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para buscar os dados. Constitui o corpus de análise, 40 produções acadêmicas, compostas por dissertações e teses, no período entre 2010 a 2019. O estudo cienciométrico revelou maior número de produções acadêmicas selecionadas no ano de 2018, as práticas de Educação Ambiental publicadas apresentaram um perfil predominante realizado em instituições públicas, concentradas na região Sul do País. Verificou-se que, o foco das produções selecionadas desenvolveu-se em 14 programas de Pós-Graduação relacionados a Educação e ao Ensino de Ciências. O estudo evidenciou que a produção de conhecimento, centrou-se na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e a principal metodologia de pesquisa referiu-se ao estudo de caso. Por fim, a síntese cienciométrica sugere que se tem muito a avançar no número de produções stricto sensu, especialmente em teses, referente à temática Educação Ambiental no Ensino Fundamental II.
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