Alfabetização Científica e a perspectiva investigativa:

a dimensão ambiental na Educação Básica

Autores

  • Uilian dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Renato Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Luciana Sedano Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12855

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação ambiental, Alfabetização científica, Ensino por Investigação, Escola

Resumo

Este estudo de caso tem como objetivo analisar ações interventivas envolvendo práticas relacionadas às questões socioambientais em uma escola dos Anos Finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva do ensino por investigação e da Alfabetização Científica. A partir da observação de ações por meio de um projeto baseado em diretrizes de programas de Educação Ambiental, foram realizadas reflexões relacionadas com as questões socioambieintais, o ensino por investigação e a Alfabetização Científica, baseando-se em estudos sobre essas perspectivas. Como resultados, destacamos a importância do diagnóstico ambiental escolar com a participação escolar e a necessidade de fortalecimento de parcerias interinstitucionais entre escola, universidade e poder público para realizar projetos que promovam um ensino crítico e voltado à transformação socioambiental.

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Biografia do Autor

Uilian dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorando Pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC) e licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Renato Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCAAB/UFRB). Licenciado em Biologia (1997) pela UFES, mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências (Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico da USP. Atualmente exerce a tutoria do PET Mata Atlântica (2017). Coordenador do LEEMAR (Laboratório de Estudos em Educação e Meio Ambiente do Recôncavo), credenciado ao Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (MPGPPSS/UFRB).

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Adjunta da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação, Mestrado Profissional (PPGE) e em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Santana, U. dos S. ., Almeida, R., & Sedano, L. (2022). Alfabetização Científica e a perspectiva investigativa: : a dimensão ambiental na Educação Básica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 166–185. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12855