Alfabetização Científica e a perspectiva investigativa:
a dimensão ambiental na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12855Palavras-chave:
Meio ambiente, Educação ambiental, Alfabetização científica, Ensino por Investigação, EscolaResumo
Este estudo de caso tem como objetivo analisar ações interventivas envolvendo práticas relacionadas às questões socioambientais em uma escola dos Anos Finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva do ensino por investigação e da Alfabetização Científica. A partir da observação de ações por meio de um projeto baseado em diretrizes de programas de Educação Ambiental, foram realizadas reflexões relacionadas com as questões socioambieintais, o ensino por investigação e a Alfabetização Científica, baseando-se em estudos sobre essas perspectivas. Como resultados, destacamos a importância do diagnóstico ambiental escolar com a participação escolar e a necessidade de fortalecimento de parcerias interinstitucionais entre escola, universidade e poder público para realizar projetos que promovam um ensino crítico e voltado à transformação socioambiental.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Maria Inêz Oliveira; DOMINGOS, Patrícia. Perspectiva teórico-metodológica da educação ambiental na escola. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 182-195, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol13.n1.p182-195
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Mais Educação: Passo a Passo (s. d.). Brasília, 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf.
Acesso em: 9 de jun. de 2016.
BRASIL. Processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-Vida. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 45p. 2010b. Disponível em: https://www.editora.ufop.br/index.php/editora/catalog/view/72/54/178-1. Acesso em 12 mar. 2019
BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de Ciências por Investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da Alfabetização Científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Revista Ensaio - Pesquisa em educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 123-146, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172016180107.
BROWN, Julie C. A Metasynthesis of the Complementarity of Culturally Responsive and Inquiry-Based Science Education in K-12 Settings: Implications for Advancing Equitable Science Teaching and Learning. Journal of Research in Science Teaching, Champaign, v. 54, n. 9, p. 1143-1173, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.21401
CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, s/v, n. 22, p. 89-100, jan./abr. 2003. DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009.
CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018.
COLOMBO, Silmara Regina. Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 67-75, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4350/2916. Acesso em 23 mar. 2020.
DEMOLY, Karla Rosane do Amaral; SANTOS, Joceilma Sales Biziu dos. Aprendizagem, educação ambiental e escola: modos de em-agir na experiência de estudantes e professores. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 21, p. 1-20, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc0087r2vu18L1AO.
ECO SCHOOLS. Ecoschools.global, 2020. Disponível em: http://ecoschools.global. Acesso em 05 ago. 2020.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. In: LAYRARGUES, Phillippe Pomier. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3020417/mod_resource/content/1/identidades_EA.pdf. Acesso em 12 ago. 2018.
LAYRARGUES, Phillippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-44220003500.
MEC confirma encerramento do Programa Novo Mais Educação. Undime, Brasília, 17 de mar. 2020. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/17-03-2020-10-08-mec-confirma-encerramento-do-programa-novo-mais-educacao. Acesso em: 05 ago. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de. A Educação Científica como elemento de desenvolvimento humano: uma perspectiva de construção discursiva. Ensaio - Pesquisa e Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 105-122, maio/ago., 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207.
OLIVEIRA, Francisco Adjedam Gomes. A Educação Ambiental como meio para a sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 11, n. 5, p. 39-52, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2215.
SANTANA, Uilian dos Santos. Diferentes concepções de Escolas Sustentáveis: reflexões de uma experiência interventiva no Recôncavo Baiano. Orientador: ALMEIDA, Renato de. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, Bahia, 2017.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04.
SILVA, Rosimeire Alves da; PARANHOS, Rones de Deus; MARTINS, Luciene Nunes Barcelos; ANDRADE, Mariana Sampaio. Aspectos legais e biológicos da educação ambiental. Ambiente e Educação - Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 16, n. 2, p. 41-56, jul./dez. 2011. Disponível em: https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1888. Acesso em: 10 jul. 2018.
SOLINO, Ana Paula; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 141-162, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/100. Acesso em 15 jul. 2019.
STRIEDER, Roseline Beatriz; WATANABE, Graciella. Atividades investigativas na Educação Científica: dimensões e perspectivas em diálogos com o ENCI. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 198, n. 3, p. 819-849, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183819.
TREIN, Eunice Schilling. A educação ambiental crítica: crítica de que? Revista contemporânea de educação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 304-318, ago./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1673.
TRISTÃO, Martha. Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e o coletivo, o pensado e o vivido. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 251-264, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200008.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZÔMPERO, Andréia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, set./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.