Letramento e cidadania ambiental no contexto escolar:
relato de uma prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12719Palavras-chave:
Anos iniciais. Meio ambiente. Sequência didática.Resumo
Neste artigo, objetiva-se relatar a aplicação de uma Sequência Didática de educação ambiental, desenvolvida com crianças do 4° ano de Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria, RS. O delineamento metodológico é qualitativo e se caracteriza como um relato de uma intervenção pedagógica realizada por meio de uma Sequência Didática (SD). Organizada em seis (6) etapas, a SD compreendeu a elaboração de mandalas, a interpretação de imagens do meio ambiente e a contação de histórias, descritas em pequenos textos, com ilustração em forma de desenhos. Constatou-se, por meio da análise de conteúdo, que o ensino de educação ambiental, nos Anos Iniciais, pode favorecer o letramento e a formação da cidadania ambiental das crianças, em idade de alfabetização, cujas ações e reflexões sobre vivências aproximam os estudantes da questão ambiental.
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