Formação de multiplicadores socioambientais:
práticas pedagógicas para a sensibilização e defesa do Rio Capibaribe, um estuário pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12557Palavras-chave:
Educação Ambiental, Estuário, Rio CapibaribeResumo
Para formação de multiplicadores ambientais, partindo de práticas pedagógicas em Educação ambiental, foi desenvolvido na escola parceira localizada próxima ao estuário do rio Capibaribe e da comunidade ribeirinha, através de pré-diagnóstico com os estudantes, através de roda de diálogo sobre os saberes socioambientais, enfatizando os impactos e problemas ambientais gerados ao longo dos anos no estuário do Rio Capibaribe, uso de diferentes práticas pedagógicas, objetivando diagnosticar os principais problemas socioambientais presentes na comunidade ribeirinha para tomada de decisão junto aos atores da pesquisa, e descrevendo as práticas pedagógicas vivenciadas após o diagnóstico para consolidação da formação dos multiplicadores ambientais. Percebemos que as práticas pedagógicas em Educação Ambiental são excelentes ferramentas na formação de multiplicadores socioambientais, sensibilizando os estudantes a respeito dos impactos em regiões estuarinas.
Downloads
Referências
ALKIMIN, Gilberto Dias; DORNFELD, Carolina Buso. A Educação ambiental sob a ótica dos alunos do ensino médio no município de Ilha Solteira/SP. Encontro de pesquisa em educação ambiental: questões epistemológicas contemporâneas: o debate modernidade/pós modernidade, 7., 2013, Rio Claro, Anais [...]. Rio claro: UNESP, 2013. 15p.
BASTOS, Adson dos Santos; SILVA, Alexsandro Ferreira da Souza; FERREIRA, Paloma Santos. Educação ambiental: um convite a refletir a partir das práticas pedagógicas do professor da educação básica. III congresso de educação ambiental interdisciplinar e VI workshop de educação ambiental interdisciplinar, 1., 2017, Juazeiro, Anais [...]. Juazeiro: UNIVASF, 2017. 212p.
BERRETA, Eliana Aparecida Perisatto. O que é educação para a sustentabilidade? In: Lamim-Guedes, Valdir (0rg.). O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade (livro eletrônico), 1.ed. São Paulo: Editora Na Raiz, 2018. p. 71-73.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (Coord.). Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 85-91.
BRASIL. L. [PCN’S (1998)]. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. [PNEA (1999)]. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 15 jul. 2014.
BRASIL. [DCN’S (2012)]. Resolução nº 2, de 15 de Junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF: Presidência da República. [2012]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
CANDIANI, Giovano; VITA, S.; SOUZA, W.; FILHO, W. Educação ambiental: percepção e práticas sobre o meio ambiente de estudantes do ensino fundamental e médio. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v.12, p.74-89, 2004.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 256p.
ESTÉFANO, Carolina. Participação da comunidade na gestão pública em áreas de mananciais. In: Lamim-Guedes, Valdir (0rg.). O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade (livro eletrônico), 1.ed. São Paulo: Editora Na Raiz, 2018. p. 61-66.
FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha ; PINTO, Stefane de Lyra. Percepção e educação ambiental sobre manguezal em escolas públicas da região metropolitana do Recife. Revista eletrônica Mestrado Educação Ambiental Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG. Rio Grande do Sul, v.17, n.02, p. 244-261, 2006.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 11 Ed. Rio de Janeiro: Record, Rio de Janeiro, 2009. 95p.
GUSMÃO, Paulo Tadeu; BRAGA, Ricardo Augusto Pessoa. Participatory monitoring of the water quality on Tapacurá River Basin, Pernambuco, Brazil. In: Gunkel, G.; Sobral, M.C. (Eds.) Reservoir and River Basin Management. Exchange of experiences from Brazil, Berlin: Universitätsverlag der TU Berlin, 2007. p. 37-53.
HOLANDA, Maurício de Oliveira. A legislação ambiental e a conservação da bacia hidrográfica do rio Capibaribe: os paradigmas socioambientais do baixo curso. 2012. Dissertação (Gestão e desenvolvimento sustentável) - Universidade de Pernambuco, Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, Recife, 2012.
KUS, Helder Jaime. Concepções de meio ambiente de professores de educação básica e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2012. Dissertação (Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
LAMIM-GUEDES, Valdir; Reis; Alexsandro Luiz; ESTÉFANO, Carolina; TERRA, Leonardo; MARTINS, Luciana Galvão. Atividades de educação ambiental para a sustentabilidade. In: Lamim-Guedes, Valdir (0rg.). O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade (livro eletrônico), 1.ed. São Paulo: Editora Na Raiz, São Paulo, 2018. p. 33-60.
MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica: Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010, 310p.
MAZZARINO, Jane Maria; ROSA, Daiani Clesnei. Práticas pedagógicas em educação ambiental: o necessário caminho p da auto-formação. Revista Ambiente e Educação, RIO GRANDE DO SUL, v.18, n.02, p.121-144, 2014.
MOL, Marcos Paulo Gomes. Práticas de Ensino em Educação Ambiental. In: Lamim-Guedes, Valdir (0rg.) 1985. Que comecem os jogos: Guia de atividades lúdicas em Educação Ambiental. (livro eletrônico), 1.ed. São Paulo: Editora Na Raiz, São Paulo, 2019. p.15-24.
NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica Mestrado de Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v.22, n.01, p. 86-94, 2009.
NETO, Luiz Pereira de França. Impacto à efetivação de direitos econômicos e sociais da
população tradicional da Bacia do Pina. Neari em revista, v.1, n.2, 2015.
PELICIONI, Andréa Focesi; RIBEIRO, Helena. Capacitação, representação social e prática em educação ambiental. Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online), Rio de Janeiro, v.2, p.21-24, 2005.
PESSOA, Valdylene Tavares. Mesozooplancton da Bacia do Pina, Recife, Pernambuco, Brasil. 2009. Dissertação (Oceanografia). Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Recife. 2009.
SANTOS, Hevely Catharine dos Anjos; MOREIRA, Sinara Maria; NEPAMECENO, Aline Lima de Oliveira; FONSECA, Mariana Reis. Concepções de Educação Ambiental acerca da importância dos manguezais numa escola estadual em Aracaju-Sergipe, 1., 2019. X Encontro de Pesquisa em Educação; VII Encontro Sergipano em Educação Ambiental, 2019, São Cristovão. Anais [...]. São Cristovão: UFS, 2019. p. 1-10 .
SILVA, Fabrícia Souza da Silva; TERÁN, Augusto Fachín. Práticas pedagógicas na educação ambiental com estudantes do Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, v.13, n.5, p. 339-351, 2018.
SOARES, Jeferson Rosa.; COSTELLA, Roselane Zordan.; ROBAINA, José Vicente Lima. Percepções socioambientais de estudantes do Ensino Fundamental sobre o Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – FURG, Rio Grande do Sul, v.38, n.1, p. 315-335, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.