Educação Ambiental e Sustentabilidade

alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza

Autores

  • Letícia Ferreira Universidade Federal do Piauí
  • Pedro Gabriel Pires Universidade Federal do Piauí
  • Patrícia Nápolis Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11885

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mudança conceitual

Resumo

Este artigo objetivou investigar mudanças conceituais de futuros professores de Ciências sobre Educação Ambiental e sua interrelação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Para isso, aplicamos questionários antes e após um curso de extensão que contou com a participação de 22 discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Os resultados obtidos foram analisados conforme a corrente de Educação Ambiental pautada no desenvolvimento sustentável ou corrente da sustentabilidade estabelecida por Sauvé (2005). Os registros iniciais sugerem que 68,18% dos discentes apresentam um olhar simplista acerca da temática em geral. Com o término do curso, verificamos conceitos mais condizentes com a corrente citada. Este estudo favoreceu mudanças nas concepções dos futuros professores em relação aos problemas socioambientais e, provavelmente, a conservação do meio ambiente.

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Biografia do Autor

Letícia Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento e Meio Ambiente

Pedro Gabriel Pires, Universidade Federal do Piauí

Licenciatura em Ciências da Natureza

Patrícia Nápolis, Universidade Federal do Piauí

Centro de Ciências da Natureza Educação Ambiental

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Ferreira, L., Pires, P. G., & Nápolis, P. (2021). Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 50–71. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11885