Saúde da população negra: um olhar para as comunidades quilombolas da região central de Porto Alegre
Palavras-chave:
Saúde da População Negra, Saúde Quilombola, Cuidado em SaúdeResumo
O artigo tem como objetivo analisar o impacto da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) na experiência de cuidado dos profissionais de equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de uma unidade de saúde (localizada na região central de Porto Alegre) com as comunidades quilombolas localizadas em seu território de abrangência, Família Fidélix e Areal. A partir das entrevistas realizadas com os profissionais integrantes da equipe, constatou-se a ocorrência de diferenciação do processo de cuidado em saúde entre a Comunidade do Areal e Comunidade Família Fidélix, o que pode ter ligação com o processo de formação e reconhecimento dessas comunidades como remanescentes de quilombos. Também foi percebida a invisibilidade da problematização do racismo ao longo da formação inicial e continuada dos profissionais, dificultando um olhar sensível para a detecção da operação do racismo no cotidiano das comunidades e dos serviços de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.