Chamada para o Dossiê: Empreendedorismo e Educação: Perspectivas Críticas
A Revista Eletrônica de Interações Sociais (REIS), da área de sociologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), abre chamada pública de artigos para o dossiê temático: “Empreendedorismo e educação: perspectivas críticas”, organizado por Profa. Dra. Amanda Moreira da Silva (UERJ) e Prof. Dr. Cristiano Ruiz Engelke (FURG).
Nas últimas décadas o avanço do capital sobre o trabalho se dá de forma cada vez mais profunda, seja através da imposição de políticas públicas de caráter neoliberal, seja através da formação de subjetividades a partir da lógica da razão neoliberal e seus empreendedores-de si.
Como um marco de tal norma de conduta e modelo de subjetivação percebe-se a centralidade da noção de empreendedorismo. A empreendedorização do sujeito e das instituições educacionais converte o trabalho em capital humano, assim como corrói o tecido social em nome da liberdade, uma vez que esvazia de sentido as noções de sociedade, coletividade e cooperação.
A educação atravessada como ferramenta de formação de cidadãs e cidadãos, de inclusão social e de formação de sujeitos emancipados se vê fortemente ameaçada pelo "espírito empreendedor" da razão neoliberal. É crescente nas instituições de ensino o crescente número de projetos, espaços, disciplinas, atividades, discursos e práticas marcados pelo empreendedorismo, servindo de solo fértil para o aprofundamento de uma educação empreendedora e uma sociedade cada vez mais desigual, competitiva e individualista.
Os trabalhos devem ser submetidos até 09 de Agosto de 2023, envolvendo contribuições teóricas e/ou empíricas sobre os seguintes eixos:
- Contribuições teóricas acerca do empreendedorismo e da razão neoliberal:
De que forma se articulam as contribuições teóricas acerca da razão neoliberal e empreendedorismo? Quais principais interpretações críticas do conceito de empreendedorismo?
- Relação entre educação e empreendedorismo como a partir de uma perspectiva crítica:
Quais antecedentes e cenários que levam ao avanço do empreendedorismo na educação brasileira? Que interpretações são possíveis a partir da percepção do avanço da educação empreendedora?
- Impacto das políticas públicas no avanço da educação empreendedora:
De que forma as políticas públicas educacionais estimulam o empreendedorismo na educação brasileira? O Novo Ensino Médio pode ser interprtado como uma forma de empreededorização da educação? A Universidade empreendedora é um caminho sem volta?
- Interpretações, diagnósticos e possibilidades para a educação no cenário marcado pela razão neoliberal:
Quais as consequências de uma educação marcada pela razão neoliberal fundada no individualismo competitivo? Existem saídas para outras educações que não sejam definidas a partir do "espírito empreendedor"?
A seleção será baseada na adequação à temática da chamada, bem como em critérios de originalidade, atualidade, relevância científica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico. Os artigos selecionados previamente pelos organizadores do Dossiê serão remetidos à avaliação por pares, para a avaliação duplo-cega dos manuscritos.
As submissões para o dossiê devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions
FICHA TÉCNICA:
Contato: revistainteracoessociais@furg.br
Previsão de publicação: Final de 2023.
Plataforma da Revista: https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions.
Organizadores do Dossiê:
Prof. Dra. Amanda Moreira da Silva (UERJ)
Prof. Dr. Cristiano Ruiz Engelke (FURG)