Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins, UFT. Palmas/TO, Brasil

Palavras-chave:

Corpos negros, Kara Walker, escravidão, arte-educação

Resumo

Este artigo nasce das observações a partir de aulas de Arte e Educação em um nono (9º) período de Licenciatura em Pedagogia e objetiva refletir sobre os benefícios de se tomar como objeto de discussão obras de arte, buscando, através da análise de tais trabalhos artísticos, compreender situações ligadas à escravidão dos negros e refletir sobre as repercussões pós-escravidão destas situações a partir das obras de arte da artista norte-americana Kara Walker e de dois filmes. O filme brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” ajudou-nos a compreender a situação colonial brasileira. Em vista a uma perspectiva de análise crítica das obras, os trabalhos de Kara Walker nos levam a pensar sobre as várias formas de agressão contra o feminino, assim como o filme “A cor púrpura”. Tal filme nos permitiu compreender as várias situações de submissão de mulheres negras após o fim “oficial” da escravidão.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins, UFT. Palmas/TO, Brasil

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteit (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Rodrigues, W. (2016). Analisando obras de Artes Visuais pela via do pós-colonialismo. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 58–69. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/5605

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo