Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto
Palavras-chave:
Livros didáticos. Conceitos químicos. Conhecimento cientificoResumo
O livro didático é uma importante ferramenta utilizada pelo professor e pelos alunos, tendo uma função determinante no processo de ensino aprendizagem e exercendo grandes influências quanto às concepções de conteúdo. Assim os livros didáticos de ciências devem apresentar uma abordagem coletiva e complexa a respeito dos conhecimentos científicos, sendo estes apresentados de forma cientificamente correta, com a linguagem adequada à faixa etária da série a ser trabalhada e com ilustrações que possam ajudar numa melhor compreensão dos conceitos. Neste âmbito, o presente trabalho investigou como os livros didáticos de Ciências de nono ano vêm trabalhando os conceitos de química. A pesquisa, realizada no enfoque qualitativo, se pautou em uma análise documental de três livros aprovados no PNLD. Identificou-se, nos livros analisados, a presença de conceitos químicos com conceitos equivocados e errôneos ou desatualizados e inclusão e apresentação de ideias não convencionais com a ciência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18-05-2016
Como Citar
Costa, M. C. S., & Mesquita, N. A. S. (2016). Abordagem de conceitos químicos em livros didáticos de Ciências do 9º ano: do texto ao contexto. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 15–28. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/4800
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo