Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
Palavras-chave:
Experimentação Investigativa. Ciências. Formação Inicial.Resumo
Este texto socializa informações de um projeto que teve como proposta apresentar e discutir resultados preliminares de uma estratégia didática sugerida em um projeto de Mestrado para a aplicação de uma atividade experimental investigativa. A proposta compreendeu a implantação de uma prática pedagógica realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, campus Colorado do Oeste/RO em uma das escolas públicas atendidas pelo programa, após participação em uma oficina de Experimentação. A prática investigativa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Orientados pelos bolsistas a prática investigativa foi realizada pelos alunos segundo a proposta de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003) nos três momentos pedagógicos: situação problema; organização do conteúdo e aplicação do conhecimento. A prática trouxe resultados significativos na construção do conhecimento científico pelos alunos e mostrou o papel que o professor deve desempenhar, qual seja o de mediador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18-05-2016
Como Citar
Silva, M. A. da, Rodrigues, M. A. O., Santos, R. A., Martines, E. A. L. de M., & Souza, W. K. do A. (2016). Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 3–14. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/4782
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo