O circo na escola: um relato de experiência dos professores

Autores

  • Daiane Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline de Souza Caramês Universidade Federal de Santa Maria
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto krug Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Atividade Circense. Formação de Professores. Escola. Legado.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o projeto ‘Circo na Escola’, tendo como parâmetro de análise as falas dos professores envolvidos no projeto, com vistas a uma qualificação das Atividades Circenses. A metodologia caracterizou-se por ser um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Os participantes do estudo foram professores de Educação Física, pedagogos e técnicos/magistério das escolas de Santa Maria/RS. Para a interpretação dos resultados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados demostraram que as Atividades Circenses constituíram-se como instrumento de possibilidades diversas na escola, que vão desde as relações com outros temas, o desenvolvimento de habilidades motoras, até mesmo a discussão de valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

Aline de Souza Caramês, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/UFSM Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFsM

Hugo Norberto krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Fisica; Doutor em Educação; Doutor em Ciência do Movimento Humano; Professor Associado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado).

Downloads

Publicado

09-12-2015

Como Citar

Silva, D. O. da, Caramês, A. de S., Telles, C., & krug, H. N. (2015). O circo na escola: um relato de experiência dos professores. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 84–92. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/4778

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo