<b>Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin</b>

Autores

  • Caroline Terra de Oliveira
  • Victor Hugo Guimarães Rodrigues

Palavras-chave:

Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o diálogo entre dois epistemólogos, Gastón Bachelard e Edgar Morin, enfatizando a crítica construída em relação ao pensamento científico clássico, principalmente, sobre a concepção determinista e a mecânica do mundo formulada por Descartes. Neste sentido, destaca-se a contribuição dos autores no que tange à reflexão sobre a ciência e construção do conhecimento e o imperativo desafio de nos orientarmos por um pensamento complexo que contextualize e interligue os problemas vivenciados atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Terra de Oliveira

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul (2004) e Mestre em Educação Ambiental (2008) pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Victor Hugo Guimarães Rodrigues

Graduado em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Católica de Pelotas (1984), mestrado em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e doutorado em Filosofia (Estética) pela Universidade de São Paulo (1999). Professor-pesquisador líder do NUPPEO e do NEL da FURG. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

30-03-2010

Como Citar

de Oliveira, C. T., & Rodrigues, V. H. G. (2010). <b>Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin</b>. Revista Didática Sistêmica, 6, 160–165. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/1248

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo