<b>Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia</b>
Palavras-chave:
Ensino. Avaliação. Aprendizagem.Resumo
Inicialmente foi possível, a partir de observações teóricas, apontar algumas modificações que o Ensino de Geografia vêm apresentando atualmente. Essas nortearam a nossa prática, permitindo uma exposição mais palpável do objeto da Geografia, o espaço geográfico. Para o desenvolvimento deste trabalho dividimos a pesquisa em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental, baseadas na utilização de modelos teóricos e de procedimentos adotados em diversas instituições educacionais. A abordagem da pesquisa se apoiou no método dedutivo, tendo em vista a aplicação de técnicas didáticas antes desenvolvidas por especialistas na área pedagógica. O método utilizado foi de levantamento bibliográfico, buscando apresentar alguns posicionamentos acerca da escolha criteriosa dos conteúdos a serem expostos em sala de aula. Da mesma forma, foi possível levantar algumas considerações sobre as condições que necessitam ser criadas para os alunos no processo de aquisição de conhecimentos sistematizados. Por fim, procurou-se fazer algumas considerações sobre a avaliação contínua aplicada atualmente na sala de aula. A classificação dos resultados dos trabalhos em sala de aula foi apresentada em forma de conceitos que representam avanços e recuos dos alunos nas atividades solicitadas pelos professores.Downloads
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Publicado
30-03-2010
Como Citar
da Silva, E. C., & Figueiredo, V. S. (2010). <b>Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia</b>. Revista Didática Sistêmica, 6, 45–56. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/1240
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo