Do mercado ilegal ao contrabando:

o setor do transporte no Rio Grande do Sul e os impactos da Segunda Guerra Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v15i30.16032

Palavras-chave:

Segunda Guerra Mundial. Transporte. Criminalidade

Resumo

A Segunda Guerra Mundial começou em 1939 e teve amplo impacto global. O Brasil, sob o governo ditatorial de Getúlio Vargas, inicialmente adotou uma política de neutralidade até 1942, quando entrou em guerra ao lado dos Aliados. No entanto, a situação beligerante afetou o Brasil desde 1939, especialmente o setor de transporte, devido à falta de autonomia na produção de combustíveis e à dificuldade de importação. A compra de pneus também foi afetada após a criação da Comissão de Acordos de Washington, em julho de 1942, que impôs limites à quantidade de pneus a serem adquiridos pelos donos de automóveis, caminhões e ônibus. Essas medidas levaram à inserção desses insumos no mercado clandestino. Este artigo explora como as redes de contrabando e mercado ilegal de combustíveis e pneus funcionaram no Rio Grande do Sul durante esse período e a conjuntura que as moldou.

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Biografia do Autor

Tamires Xavier Soares, Prefeitura Municipal de Lajeado

Professora de História das redes municipais de Lajeado e Teutônia; Doutora em história pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da PUC/RS; possui especialização em Orientação e Supervisão Escolas, pela Faculdade Dom Alberto, especialização em Docência, com Ênfase a Educação Inclusiva pelo IFMG, graduação de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel; Graduação em Pedagogia pela Uninter.

Referências

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Xavier Soares, T. (2023). Do mercado ilegal ao contrabando:: o setor do transporte no Rio Grande do Sul e os impactos da Segunda Guerra Mundial. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 15(30), 228–265. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v15i30.16032

Edição

Seção

Artigos Livres