A Arqueologia do Saber de Michel Foucault
Entre a descrição estrutural e a análise epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i27.12406Palavras-chave:
Metodologia-Arquologia-EstruturalismoResumo
O objetivo deste artigo é mostrar como a pesquisa arqueológica de Michel Foucault foi desenvolvida a partir da composição de um eixo teórico-metodológico híbrido, o qual, serviu de aporte para a prática de suas histórias arqueológicas nos anos sessenta. O hibridismo teórico-metodológico da arqueologia do saber foi explorado nesse artigo a partir de um percurso teórico que coloca em discussão a complexa relação entre a epistemologia francesa e o estruturalismo, ambos articulados pelo filósofo através da problemática sobre a descrição dos saberes. Dessa maneira, o artigo procura localizar a singularidade do método de Michel Foucault intitulado arqueologia do saber e oferecer uma contribuição para um importante debate originário nos sessenta sobre a participação de Foucault no movimento estruturalista. De fato, o filósofo adota procedimentos estruturalistas ao delimitar a noção de episteme como estrutura para os saberes, mas realiza uma análise estrutural através de uma problemática da pesquisa posta pela epistemologia francesa e através da descontinuidade histórica.
Downloads
Referências
CANGUILHEM, George. “L`objet de l´historie des sciences”. In: Études d´histórie et de philosophie des sciences. Paris: Vrin, 1994.
CARDOSO JUNIOR, Hélio Rebello. Enredos de Clio: pensar e escrever a História com Paul Veyne. São Paulo: Unesp. 2003.
CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica. 2014.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte. Autêntica. 2004.
DELEUZE, Gilles. Em que se pode Reconhecer o Estruturalismo? CHATELET, François. História da Filosofia: Ideias e Doutrinas, volume 8, O Século XX. São Paulo. Zahar Editora. 1973.
DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2° Edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
DOSSE, François. História do Estruturalismo: O Campo do Signo. Bauru/SP: EDUSC, 2007.
DOSSE, François. A história a prova do tempo. Da história em migalhes ao resgate do sentido. São Paulo: Editora Unesp. 2001.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2007.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes. 2007.
FOUCAULT, Michel. A Filosofia Estruturalista Permite Diagnosticar o que É “a Atualidade”. In: Ditos e Escritos, volume II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 3° Edição. 2013a.
FOUCAULT, Michel. A vida: Experiência e ciência”. In: Ditos e Escritos volume 2, Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária 3° Edição. 2013b.
FOUCAULT, Michel. Retornar a História. In: Ditos e Escritos volume II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 3° Edição. 2013c.
FOUCAULT, Michel. Michel Foucault Explica seu Último Livro. In: Ditos e Escritos, volume II. Arqueologia das Ciências, e História dos Sistemas de Pensamento. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 3ª Edição, 2013d.
FOUCAULT, Michel. Estruturalismo e Pós-Estruturalismo. In: Ditos e Escritos, volume II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 3° Edição. 2013e.
FOUCAULT, Michel. Resposta ao Círculo de Epistemologia In: Ditos e Escritos, volume II. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 3° Edição. 2013f.
FOUCAULT, Michel. Linguística e Ciências Sociais. In: Ditos e Escritos, volume II. Arqueologia das Ciências, e História dos Sistemas de Pensamento. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 3° Edição. 2013g.
FOUCAULT, Michel. Foucault Responde a Sartre. In: Ditos e Escritos, volume VII. Arte, Epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 1° Edição. 2011a.
FOUCAULT, Michel. Entrevista com Michel Foucault. In: Ditos e Escritos, volume VII. Arte, Epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 1° Edição. 2011b.
FOUCAULT, Michel. Entrevista com Madeleine Chapsal. In: Ditos e Escritos, volume VII. Arte, Epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária 1° Edição. 2011c.
FOUCAULT, Michel. O que é o Senhor, Professor Foucault? In: Ditos e Escritos, volume X. Filosofia, Diagnóstico do Presente e Verdade. Organizado por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 1° Edição. 2014.
JAQUET, Gabriela Menezes. A CONDUÇÃO DE SI E DOS OUTROS ATRAVÉS DE UMA ACONTECIMENTALIZAÇÃO DA HISTÓRIA EM MICHEL FOUCAULT. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.
MACHADO, Roberto. Foucault, A Ciência e o Saber. Rio de Janeiro: JZE. 2006.
MADARASZ, Norman R.; JAQUET, Gabriela M.; FÁVERO, Daniela N.; CENTENARO, Natasha (Orgs.). Foucault: leituras acontecimentais. [recurso eletrônico] / Norman R. Madarasz, Gabriela M. Jaquet, Daniela N. Fávero, Natasha Centenaro (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2016.
OKSALA, Johanna. Como ler Foucault. Rio de Janeiro. Editora. Jorge Zahar Editor. 2011.
REVEL, Judith. Michel Foucault: Un pensamiento de lo descontinuo. Buenos Aires. Amorrortu/editores. 2014.
RIBAS, Thiago Fortes. Foucault: Verdade e Loucura no Nascimento da Arqueologia. Curitiba. Editora da Universidade Federal do Paraná. 2014.
RIBEIRO, Renato Janine. (Org.). Recordar Foucault: São Paulo: Brasiliense. 1987.
ROUANET, Sérgio Paulo (Org.). O homem e o discurso a arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
ROUDINESCO, Elizabeth. Os filósofos da tormenta, Canguilhem, Sartre, Foucault, Althusser, Deleuze e Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2007.
VALLEJO, Mauro. Michel Foucault y el estructuralismo: un sacerdocio apócrifo. In: Vallejo, M. & Rodríguez, F. El estructuralismo en sus márgenes. Ensayos sobre críticos y disidentes: Althusser, Deleuze, Foucault, Lacan y Ricoeur. (Buenos Aires: Ediciones del Signo. 2011.
VEYNE, Paul. Foucault, seu Pensamento, sua Pessoa. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 2011.
WILLINAMS, James. Pós-Estruturalismo. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes. 2013.
YEZBAK, André Constantino. Itinerários Cruzados: Os caminhos da contemporaneidade filosófica francesa nas obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault. Tese de Doutorado apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008.
YASBEK, André Constantino. 10 Lições sobre Foucault: Forense Universitária. Rio de Janeiro. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Ragusa Ragusa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.