Provincializar a Europa: a proposta epistemológica de Dipesh Chakrabarty.
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i13.303Palavras-chave:
Colonialismo. Dipesh Chakrabarty. Estudos Subalternos.Resumo
O artigo analisa o debate epistemológico acerca da escrita da história, proposto pelo historiador indiano Dipesh Chakrabarty. Juntamente com oito colegas, entre os quais Ranajit Guha, o intelectual indiano constituiu o coletivo editorial Subaltern Studies em 1982. Chakrabarty elabora uma crítica à história eurocêntrica e ao nacionalismo, ao orientalismo e ao imperialismo europeu. O texto caracteriza-se pela tentativa de articular e inserir a obra de Chakrabarty as discussões realizadas no âmbito dos estudos pós-colonialistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.