Memória e formação de um povo negro
Palavras-chave:
Memória, Tradição, Quilombola.Resumo
O presente artigo tem como proposta atualizar as lembranças passadas e transcrever a história de um povo negro da Comunidade Rural São Joaquim de Paulo no Município de Vitória da Conquista por meio dos testemunhos orais. Assim, pretende apresentar a memória como categoria analítica e a sua importância na construção e reconstrução da história deste povo reconhecido como quilombola, desvelando sua origem, sua formação: costumes e tradições e a ocupação das terras empreendida por Paulo Salgado, considerado fundador desta comunidade, na qual se constituiu como comunidade tradicional remanescente de quilombo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.