‘Ofícios’ de família: estratégias patrimoniais no mercado matrimonial colonial (sécs. XVII –XVIII)
Palavras-chave:
Notários. Família. América Portuguesa.Resumo
Este artigo discute um aspecto da estreita relação entre as famílias e a administraçãocolonial,a estratégia de obtenção de ‘cargos e ofícios’ em retribuição aos favores prestados incorporando-os ao universo patrimonial. No percurso dos arranjos matrimoniais entre os quais figuravaacomposição de dotes para as concorrentes ao matrimônio, tornou-se uma práxis a incoporação de ‘ofícios’ ao conjunto das posses de determinadas famílias, testemunhada nas solicitaçõesde diversas gerações de mulheres que a requereram para si ou para suas filhas e filhos. Investigamos tanto o caráter dos pedidos quanto as justificativas da aceitação desta prática por parte da Coroa em um contexto no qual as novas emergências políticas do seiscentos para o setecentos nos impérios atlânticos interferiram no patrimônio das famílias e na sua capacidade de dialogar com a Coroa sobre a conquista de direitos e privilégios conseguidos em outros temposDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.