Imagens dos novos arranjos familiares: Sujeitos em situação de rua
Palavras-chave:
Público em Situação de Rua. Arranjos familiares. Imaginário.Resumo
O estudo objetiva descrever as imagens simbólicas dos sujeitos em Situação de Rua no contexto paraibano, visando compreender o seu arranjo familiar. Um levantamento prévio de algumas experiências dos sujeitos agrupados próximo ao Mercado de Peixe, em Tambaú, na cidade de João Pessoa-PB, mostrou que a família neste agrupamento social se constitui um espaço para a garantia da sobrevivência e de proteção de seus membros. Há nesse agrupamento social um distanciamento da “família nuclear” além de que a situação econômica impele os sujeitos em situação de rua a uma mobilidade geográfica. A pesquisa realizada foi descritiva e de campo, cujo instrumento de pesquisa foi a História de Vida dos sujeitos em situação de rua. Como aporte, utilizamos o Imaginário de G. Durand, por entender que o imaginário permite elaborar uma lógica dinâmica de composição de imagens de acordo com os regimes diurno e noturno.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.