Comemorações, memórias e documentos: uma hermenêutica da ideologia nacionalista na Revista do Instituto do Ceará do ano de 1903.
Palavras-chave:
História. Memória. Ideologia nacionalista.Resumo
Apesar de Martim Soares Moreno ser reconhecido como fundador do Ceará, as comemorações do Tricentenário exaltaram a chegada do primeiro português, ou seja, Pero Coelho de Sousa, afirmando datar do ano de 1603 o primeiro vislumbre da civilização naquelas terras. O objetivo deste artigo é analisar os elementos em torno das comemorações do Tricentenário, a partir das matérias publicadas na Revista do Instituto do Ceará. Observando a compreensão de História e memória, bem como as argumentações acerca dos conceitos de pátria e patriotismo, nação e nacionalismo em uso na época dos festejos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.