Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências.

Autores

  • Fábio Azambuja Marçal IFRS/UFRGS
  • Márcio Hoff UFRGS/PUCRS
  • Marga Müller Rodrigues Instituição Evangélica de Novo Hamburgo-RS
  • Rita de Cássia Machado UFRGS
  • Valter Morigi FACED/UFRGS

Palavras-chave:

Educação. Trabalhadores. Consciência.

Resumo

A educação profissional no Brasil é associada à formação de mão-de-obra, aos trabalhadores, desde seus primórdios estava reservada às camadas “pobres da população”, ligada a formação de uma civilização de trabalhadores. A história da educação profissional também é a dos que têm consciência de que nunca acessaram a escola, o emprego, a moradia e pensam que não podem desejar muito, afinal, “deus quis assim”, “fazer o quê, eu sempre fui pobre”, “não vai ser agora que vai mudar”, entre outros depoimentos. Analisa-se a ideia segundo a qual a escola contribui de alguma forma para reduzir a exclusão social, exemplificando com os casos concretos do Instituto Federal de Educação Tecnológica na Restinga/Porto Alegre e o MST e sua luta por uma Educação Profissional para os Trabalhadores do Campo.

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Biografia do Autor

Fábio Azambuja Marçal, IFRS/UFRGS

Licenciado em História. Mestre em História. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Restinga. Doutorando PPGEDU - UFRGS

Márcio Hoff, UFRGS/PUCRS

Técnico em Assuntos Educacionais da UFRGS - Mestre em Educação pela UFRGS - Mestre em Sociologia pela PUCRS.

Marga Müller Rodrigues, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo-RS

Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – Orientadora Educacional e Professora cursos profissionalizantes da IENH e EST e Empresa Foccus. Formação: Universidade FEEVALE - Pedagogia e Pós Graduada em Psicologia Organizacional - Ulbra - Aluna PEC –UFRGS

Rita de Cássia Machado, UFRGS

Formada em Filosofia pela UNISINOS. Mestre em Educação pela UFRGS. Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS. Professora Substituta do Departamento de Estudos Especializados na área de Políticas e Gestão da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Valter Morigi, FACED/UFRGS

Professor de séries iniciais e de língua portuguesa, rede pública municipal e estadual em Porto Alegre, formado em Letras, Mestre em Educação pela FACED/UFRGS e Doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS

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Publicado

2015-05-31

Como Citar

Marçal, F. A., Hoff, M., Rodrigues, M. M., Machado, R. de C., & Morigi, V. (2015). Escolarização e educação profissional de trabalhadores no Brasil: um olhar sobre as experiências. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 3(5). Recuperado de https://seer.furg.br/rbhcs/article/view/10434

Edição

Seção

Artigos Livres