Guerra Farroupilha: considerações acerca das tensões internas, reivindicações e ganhos reais do decênio revoltoso.
Palavras-chave:
Guerra Farroupilha, tensões entre os líderes, reivindicações e ganhos do movimento farroupilhaResumo
A temática da Guerra Farroupilha está longe de se tornar obsoleta no meio historiográfico. Um olhar aprofundado sobre documentos da época revela novos conhecimentos sobre acontecimentos da sedição rio-grandense. Para se compreender a complexidade dos quase dez anos de manutenção da revolta dos farrapos (setembro de 1835 a fevereiro de 1845) deve-se ter em mente o entendimento acerca das fases pelas quais passou o movimento sulista, das disparidades de pensamento entre suas lideranças e se comparar as reivindicações iniciais com os ganhos reais atingidos na Paz de Ponche Verde. Com vistas a colaborar para o estudo da chamada Revolução Farroupilha, no presente artigo visar-se-á realizar uma breve explanação destas importantes questões relativas à história do Rio Grande do Sul.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.