Dona Joaquina do Pompéu: contribuições para o abastecimento da América portuguesa (1764–1824).
Palavras-chave:
Dona Joaquina do Pompéu, Mulher, Economia colonial, Minas Setecentistas.Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar o abastecimento da capitania de Minas Gerais, no século XVIII, por meio da atuação de dona Joaquina do Pompéu. Para tanto, buscou-se demonstrar o universo feminino a fim de contextualizar a sociedade na qual vivia a matriarca. A economia dos setecentos foi outro ponto analisado com o intuito de possibilitar um amplo entendimento do funcionamento do comércio e abastecimento colonial, e assim introduzir nesse cenário a discussão sobre as relações econômicas, comerciais e políticas protagonizadas por dona Joaquina do Pompéu.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais acima explicitadas.