Das parcerias intelectuais e afetivas: o que podemos aprender com um grupo de estudos

Autores

  • Jane Felipe
  • Alexandre Bello

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.9775

Resumo

O presente artigo pretende revisitar algumas pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, em especial no eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, – vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS. A visibilidade e a dimensão que tais investigações têm tomado, especialmente nos dias atuais, mostram o alcance e a pertinência desses temas, que tiveram início nas discussões propostas pelo GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – e que ainda hoje estão em plena atividade, inspirando a criação de outros grupos de pesquisa no campo da educação. Para dar conta desta tarefa, foram utilizados os dados disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq e no repositório de teses e dissertações da UFRGS. O conjunto dos textos divulgados, entre acessos e downloads, já foram visualizados 63180 vezes. Diante deste quadro, é necessário problematizar o acesso e a disseminação dos conhecimentos produzidos por este grupo.

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Biografia do Autor

Jane Felipe

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero. Foi uma das fundadoras do GEIN – Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias. Atua com os seguintes temas: infâncias, scripts de gênero, sexualidade, educação infantil, educação sexual na escola, pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea.

Alexandre Bello

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculado à linha de pesquisa Educação, sexualidade e Relações de Gênero do PPGEDU/FACED. Especialista em Educação Infantil (PPGEDU/FACED/UFRGS), Graduado em Educação Física (ESEF/UFRGS). Professor no Centro de Ciências da Educação (CED), Departamento de Metodologia do Ensino (MEN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de educação infantil.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Felipe, J., & Bello, A. (2019). Das parcerias intelectuais e afetivas: o que podemos aprender com um grupo de estudos. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 167–180. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.9775

Edição

Seção

Dossiê temático