ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9322

Palavras-chave:

Sonho, Educação, Tradução,

Resumo

À maneira de ensaio, este artigo pensa, poeticamente, a tarefa tradutória do Professor no preparo de Aula e, talqualmente um sonho, encerra-se inconcluso. Convoca esse tradutor e artista da matéria na educação a dançar o pensamento com um corpo butô pronto à escrita na (i)lógica do sonho e nas dimensões da poesia, via aportes da Filosofia da Diferença e Educação. Nesse empirismo, desdobra de seu próprio fazer e do Arquivo da Educação, conceitos fugidios de Aulas-sonho e Sonhografias. Entende que a educação se faz com o corpo todo, suporte receptivo às potências transcriativas do Arquivo. Ensaia repetindo-se para conceitualizar essas formas de pensar aulas em um plano de imanência avesso à imagem dogmática do pensamento.

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Biografia do Autor

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGEDU

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença-Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGEDU

Sandra Mara Corazza, Doutora em Educação, Professora Titular Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. Pesquisadora de Produtividade do CNPq 1B.

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Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Reis, M. dos, & Corazza, S. M. (2021). ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9322 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos