Inclusão digital: uma via para a responsabilização individual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9235

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Empresariamento, Aprendizagem.

Resumo

A partir de uma pesquisa documental acerca da inserção e do uso das tecnologias digitais na educação pública escolarizada no Brasil, no período de 1980 a 2017, o objetivo deste artigo é problematizar práticas discursivas mobilizadas por meio de políticas que disseminam a inclusão digital pelas vias da escola nos últimos quarenta anos. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de discurso. Demonstra-se que os primeiros movimentos de inserção e uso das tecnologias digitais na educação pública brasileira têm início com a ideia de inserção; mais tarde, tal processo reconfigura-se em universalização; e, no último decênio, é compreendido como inclusão. Atrelado à noção de inclusão digital, os discursos propagados na segunda década do século XXI enfocam a necessidade de responsabilização individual.

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Biografia do Autor

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, professora do Mestrado Profissional em Informática na Educação e do Mestrado Profissional em Educação Profissional do Instituto Federal Rio Grande do Sul

Carolina Birnfeldt

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Unisinos. Licenciada em Matemática no Instituto Federal Rio Grande do Sul.

Júlio Xandro Heck

Pós-doutorado em Biotecnologia, doutor em Biologia Celular e Molecular, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente. Professor do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS).

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Loureiro, C. B., Birnfeldt, C., & Heck, J. X. (2020). Inclusão digital: uma via para a responsabilização individual. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 122–137. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9235