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VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO

intersecções na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9137

Palavras-chave:

Velhice, Gênero, Educação, Educação de Jovens e Adultos (as).

Resumo

O presente estudo buscou analisar os significados que as mulheres idosas – participantes de um Programa de Educação de Jovens e Adultos – atribuem à educação. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das técnicas de observação direta e entrevista não estruturada. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma escola municipal, com a participação de cinco alunas, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As suas percepções foram reunidas em três categorias empíricas: lazer/sociabilidade, cidadania/pertença, liberdade/autonomia. Os significados foram muito diversos, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, especialmente na velhice, em que possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases da vida.

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Biografia do Autor

Kelly Maria Gomes Menezes, Universidade Federal do Ceará

Possui Doutorado em Educação (UFC), Professora Adjunta - A do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFC.

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Publicado

2021-05-04

Versões

Como Citar

Menezes, K. M. G. (2021). VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos . Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9137

Edição

Seção

Artigos