No chão da escola: dificuldades e avanços dos professores indígenas no processo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8953

Palavras-chave:

Kambeba, Educação, Professores

Resumo

Este trabalho baseia-se em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do Município de Tefé-AM, um estudo desenvolvido com abordagem qualitativa em que buscou analisar quais as estratégias utilizadas pelos professores indígenas da Betel para superar as dificuldades encontradas nas salas de aula durante o trabalho docente. O caminhar metodológico utilizou observação direta e entrevista semiestruturada com o Tuxaua e professores da escola, os quais serão apresentados com as iniciais dos seus nomes. Os resultados nos mostraram as diversas dificuldades, mas os professores superam, por meio da criatividade, a parceria com os pais tornou-se forte aliada para esse fim e a participação do coordenador indígena na SEMED – Tefé tem sido fundamental para pensar as questões educacionais indígenas em âmbitos legais e fortalece o trabalho docente e o protagonismo étnico.

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Neto de Oliveira Fonseca, K., & de Medeiros Weigel, V. A. C. (2019). No chão da escola: dificuldades e avanços dos professores indígenas no processo educativo. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 69–84. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8953

Edição

Seção

Dossiê temático