Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8823Palavras-chave:
Sociologia das Ausências, Sociologia das Emergências, Proposta Pedagógica.Resumo
A pesquisa objetiva discutir os conceitos de sociologia das ausências e das emergências, propostos por Santos (2002; 2007), relacionando-os com a proposta pedagógica (PP) de uma instituição de ensino superior (IES). Realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, tratando inicialmente desses conceitos, associando-os posteriormente com a PP adotada pela IES. Identificou-se que há uma proximidade da pedagogia institucional com os conceitos, posto que nela se trabalha com utopias realistas, objetivando educar com vistas ao desenvolvimento coletivo, também sustentável. A guisa de conclusão verificou-se que a PP relaciona-se diretamente com os conceitos de Santos, porquanto busca repensar sua práxis educativa, a fim de atuar no desenvolvimento local da sociedade, apostando no fato de que um mundo melhor pode ser possível através do reconhecimento da realidade, compreensão e do desenvolvimento buscando o bem-estar coletivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-10-12
Como Citar
Rafagnin, T. R., Rafagnin, M. S. S., & Salvi, L. R. B. (2019). Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 52–68. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8823
Edição
Seção
Dossiê temático
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.