O que pensam os egressos sobre a sua formação inicial na licenciatura em matemática?
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8183Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Formação de professores, Práticas educativas.Resumo
O objetivo deste texto é apresentar as percepções de professores egressos de um curso de Licenciatura em Matemática sobre a sua formação docente. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Imbernón (2009), Tardif (2011), Gatti e Nunes (2009) e Fiorentini e Lorenzato (2006). De viés qualitativo, a pesquisa contou com 12 participantes, e como instrumento para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados revelam aspectos importantes durante a formação inicial como: as condições institucionais como significativas para o desempenho e formação do licenciando ao longo do curso de formação; a articulação entre os conhecimentos específicos da área de formação e os pedagógicos como norteadores da formação; a aproximação com a escola de educação básica, o exemplo das práticas dos professores formadores e a troca de experiências com os colegas de curso como fundamental para a formação do professor.Downloads
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