O desafio das fontes históricas ao tratar da memória feminina estudo do conservatório de música de Rio Grande (1922-1954)
Palavras-chave:
Fontes Históricas. Mulheres. Memória Coletiva. Música.Resumo
O artigo aborda a relação entre as Fontes Históricas e a Memória Feminina no Conservatório de Música de Rio Grande, ao longo do século XX, que ficou estigmatizada pelas concepções do século XIX. Esta Memória que foi olhada através de documentos e concebida não para eternizar-se na História, mas para o momento, estava atrelada a quem interessava fazer com que fosse lembrada. Importante destacar, o sentido da Memória Feminina que se pretende construir a partir da desconstrução de olhares pré-concebidos das Fontes a partir do Positivismo, o seu ápice de influência, e sua busca pela construção de um novo olhar sobre o grupo, na formação de uma Memória Coletiva na esfera musical, onde deverá haver interação de Fontes Históricas consideradas absolutas, enquanto cultura material e de “novas” fontes, como a História Oral, pretendendo assim ressignificar a objetividade e a subjetividade do conhecimento.Downloads
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Publicado
2017-02-09
Como Citar
Atallah, G. Z., & Nogueira, I. P. (2017). O desafio das fontes históricas ao tratar da memória feminina estudo do conservatório de música de Rio Grande (1922-1954). Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 219–230. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/5867
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Artigos
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