O currículo como objeto de observação do historiador

Autores

  • Herika Paes Rodrigues Viana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ricardo de Aguiar Pacheco

Palavras-chave:

Currículo. Teorias do Currículo. Representação Social.

Resumo

Neste artigo fazemos uma revisão teórica sobre o currículo procurando observá-lo na dimensão diacrônica. Para isso estruturamos o artigo em: As teorias tradicionais do Currículo; As teorias críticas do Currículo; As teorias Pós-críticas do Currículo; O Currículo como objeto da História Cultural. Articulando autores como Tomaz Tadeu da Silva (1999), Alice Cassimiro Lopes (2011), Selva Fonseca (2013) e Circe Bittencourt (2008) percebe-se a contextualização histórica do o conceito de currículo. Multifacetado ele alterou-se historicamente atendendo a realidades sociais de tempos e espaços específicos. Concluímos que o currículo precisa ser compreendido no contexto social em que está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herika Paes Rodrigues Viana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em História e Mestranda no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco – PGH/UFRPE.

Ricardo de Aguiar Pacheco

Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lecionando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e Mestrado em História – PGH/UFRPE. Pesquisador no Memorial da UFRPE, Coordenador do PGH/UFRPE, Coordenador do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social. Coordenador dos Projetos: Observatório do Ensino de História em Pernambuco (financiamento CAPES). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Rodrigues Viana, H. P., & Pacheco, R. de A. (2017). O currículo como objeto de observação do historiador. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 199–218. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/5866

Edição

Seção

Artigos