Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
Palavras-chave:
História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos.Resumo
O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-02-09
Como Citar
Matiello, M., & Luchese, T. Ângela. (2017). Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 55–78. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/5859
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.