A turma não leu o texto: reflexões a partir da educação popular e da sociologia da leitura na universidade

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v24i2.5509

Palavras-chave:

Universidade, Leitura, Educação Popular, Sociologia da Leitura.

Resumo

Este texto reflete o trabalho com leitura na formação universitária, partindo de um contexto concreto de uma nova instituição pública federal no Rio Grande do Sul. O principal objeto é problematizar os limites e as possibilidades do adequado acompanhamento das leituras em cursos de licenciatura noturnos, nos quais a maioria dos estudantes são trabalhadores durante o dia. A partir do referencial freireano e da sociologia da leitura, a experiência em sala de aula com as primeiras turmas da nova universidade indica desafios permanentes de reinvenção do trabalho didático. Realizar as leituras sugeridas nos planos de ensino não é apenas um ato individual e técnico, mas, sobretudo, insere-se em uma complexa teia de relações objetivas e subjetivas que sinalizam para um debate mais profundo sobre a construção de saberes acadêmicos. Assim, o ato de ler e entender textos universitários é tarefa a ser construída mediante o conhecimento da realidade que conforma o perfil dos estudantes.

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Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Sociólogo, Doutor em Educação (UFRGS). Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFFS/Erechim

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Publicado

2016-09-25

Como Citar

Pereira, T. I. (2016). A turma não leu o texto: reflexões a partir da educação popular e da sociologia da leitura na universidade. Momento - Diálogos Em Educação, 24(2), 91–110. https://doi.org/10.14295/momento.v24i2.5509

Edição

Seção

Artigos