MARIA MARGARETE SAMPAIO DE CARVALHO BRAGA
trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015)
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13775Palavras-chave:
Margarete Sampaio, Biografia, Educação Feminina, Formação DocenteResumo
A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga e sua inserção no magistério superior na interface com o contexto educacional cearense (1970-2015). Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica que se ampara teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, tendo como objeto de estudo as narrativas da professora, que foram coletadas mediante entrevistas - gravadas, transcritas e validadas. Os resultados revelam que Margarete Sampaio iniciou seu processo de escolarização em escolas isoladas no interior do Ceará e, posteriormente, ao mudar-se para Fortaleza, concluiu o ensino primário e secundário em grupos escolares, lançando luz ao importante contexto de organização da educação pública no Ceará. O segundo grau foi realizado no curso técnico em Administração. Cursou Pedagogia e Mestrado e Doutorado em Educação. Sua experiência em escolas estaduais de educação básica, assim como sua atuação em nível superior como professora temporária de universidades públicas e privadas, contribuiu para sua docência como efetiva na educação superior inspirada nos princípios de Paulo Freire.
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