EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA

uma reflexão sobre políticas autoritárias e espaço público à luz arendtiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13659

Palavras-chave:

Cidadania e Educação. Crise da Educação. Autoridade. Educação como Ação Política.

Resumo

Hannah Arendt dedica a sua produção teórica à reflexão sobre o cenário de crises que envolvem o mundo. A seara educacional, recorte teórico principal ao qual se dedica o presente estudo, apresenta-se, no contexto pós-moderno, de forma a estar em contato direto com as crises existente no cenário político, sendo esta crise educacional agravada, ainda, pela ascensão de movimentos neoconservadores na estrutura política brasileira. Nesse sentido, o objetivo geral ao qual se dedica a presente pesquisa perfaz em analisar em que medida o avanço de ações políticas autoritárias ocasionam a perda da função da escola frente à construção da cidadania sob a ótica da crise da educação no Brasil. O trabalho utiliza da abordagem qualitativa de dados, bem como os fenômenos são analisados a partir do método hipotético-dedutivo. O instrumento de coleta de dados foi demarcado pela análise e interpretação de produções científicas arendtiana e pelo uso da pesquisa de caráter bibliográfica, descritiva e exploratória. O arcabouço teórico configura o uso da técnica de análise de conteúdo. O uso da literatura arendtiana como estrutura básica para permite que a análise, de forma interdisciplinar, as áreas da Filosofia, Educação e o Direito. O olhar direcional ao exercício da pluralidade humana a partir das vivências no ambiente de transição, conceituado como o espaço escolar, faz com que possa perceber a ligação entre a ascensão de políticas com inclinação autoritárias e as crises na tradição, cultura, autoridade e do pensar.

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Biografia do Autor

Rebeka Cristina Rosa Borges, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Direito pela Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Integrante do G-PENSE: Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias. E-mail de contato: rebeka.borges@upe.br.

 

Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas, Universidade de Pernambuco

Doutora em Filosofia pela UFPB. Mestra em Filosofia pela UFPB. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco, Bacharelado em Direito, Campus Arcoverde. Vice-líder do G-PENSE: Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias. E-mail de contato: rita.freitas@upe.br

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Rosa Borges, R. C. ., & Souza Tabosa Freitas, R. de C. (2022). EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA: uma reflexão sobre políticas autoritárias e espaço público à luz arendtiana. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 177–195. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13659