EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA
uma reflexão sobre políticas autoritárias e espaço público à luz arendtiana
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13659Palavras-chave:
Cidadania e Educação. Crise da Educação. Autoridade. Educação como Ação Política.Resumo
Hannah Arendt dedica a sua produção teórica à reflexão sobre o cenário de crises que envolvem o mundo. A seara educacional, recorte teórico principal ao qual se dedica o presente estudo, apresenta-se, no contexto pós-moderno, de forma a estar em contato direto com as crises existente no cenário político, sendo esta crise educacional agravada, ainda, pela ascensão de movimentos neoconservadores na estrutura política brasileira. Nesse sentido, o objetivo geral ao qual se dedica a presente pesquisa perfaz em analisar em que medida o avanço de ações políticas autoritárias ocasionam a perda da função da escola frente à construção da cidadania sob a ótica da crise da educação no Brasil. O trabalho utiliza da abordagem qualitativa de dados, bem como os fenômenos são analisados a partir do método hipotético-dedutivo. O instrumento de coleta de dados foi demarcado pela análise e interpretação de produções científicas arendtiana e pelo uso da pesquisa de caráter bibliográfica, descritiva e exploratória. O arcabouço teórico configura o uso da técnica de análise de conteúdo. O uso da literatura arendtiana como estrutura básica para permite que a análise, de forma interdisciplinar, as áreas da Filosofia, Educação e o Direito. O olhar direcional ao exercício da pluralidade humana a partir das vivências no ambiente de transição, conceituado como o espaço escolar, faz com que possa perceber a ligação entre a ascensão de políticas com inclinação autoritárias e as crises na tradição, cultura, autoridade e do pensar.
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