DIREITOS HUMANOS, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO
desafios para o cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13436Palavras-chave:
Direitos Humanos. Valorização das diferenças. Educação e Direitos Humanos. Cotidiano escolar.Resumo
A situação dos Direitos Humanos atravessa especialmente no nosso país, um momento particularmente complexo e controvertido. Tendências conservadoras e antidemocráticas fragilizam sua afirmação na sociedade, especialmente no que se refere aos direitos de sujeitos e grupos socioculturais considerados diferentes do ponto de vista de suas características étnico-raciais, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras. O presente trabalho pretende discutir as principais relações entre Direitos Humanos, diferenças e educação. Aborda as implicações sociopolíticas, assim como aprofunda a tensão igualdade-diferença e os desafios que esta tensão apresenta para o cotidiano escolar. Analisa também a perspectiva da educação em Direitos Humanos, tendo em vista o tema da diferença a importância do empoderamento neste contexto. Tem por base resultados de pesquisas realizadas pelo grupo de estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Defende que a articulação entre igualdade e diferença constitui o núcleo central de uma educação democrática que reconheça e promova o empoderamento dos diferentes sujeitos socioculturais, particularmente dos inferiorizados e subalternizados.
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